Notícias Externas

Consumo de música digital: possibilidades e desafios são explorados em workshop

Evento promovido pelo Sesc Palladium reúne rapper Roger Deff e empresária de MC Rashid, Dani Rodrigues

Roger Deff, que se prepara para lançar seu primeiro álbum solo, 'Etnografia Suburbana', participa do workshop
Roger Deff, que se prepara para lançar seu segundo álbum solo, ainda neste ano, participa do workshop Divulgação

O workshop Consumo da música digital no Brasil: caminhos possíveis! reúne neste sábado, 12, dois profissionais do mercado musical: a empresária do rapper MC Rashid e diretora da Foco na Missão Produções, Dani Rodrigues, e o rapper e jornalista Roger Deff. Sabendo que agora as ondas sonoras estão nos mares algorítmicos, eles falam de cases, problematizam termos como sucesso e fracasso, abordam o uso das plataformas, pensam na construção de narrativas e de caminhos que já foram percorridos nesse mercado digital de música. A proposta é destinada a empreendedores criativos e do ramo musical, profissionais do audiovisual, músicos e todo mundo que se interessa por música.

No programa Noite Ilustrada desta quinta, 10, Roger Deff foi entrevistado pelo jornalista Hugo Rafael. Durante a conversa, o rapper discutiu sobre as possibilidades e desafios do artista no ambiente digital, a relação entre o alto alcance e acesso da internet e a superexposição da imagem. Além disso, foram abordados os novos formatos de produção musical no país.

De acordo com Deff, o Brasil se destaca no mundo pelo consumo de música no idioma pátrio, o que mostra um grande interesse pela produção local, maior até do que pela produção norte-americana, por exemplo. Ainda segundo o convidado, esse cenário nem sempre foi dessa maneira, foi uma transformação que se deu ao longo dos anos.

O entrevistado também problematizou o tema central do workshop que será realizado, chamando a atenção para a relação entre o artista e o consumo digital de música. “No caso do Brasil, o consumo de música nas plataformas digitais é muito mais acentuado no YouTube. Isso talvez varie de país para país, mas a gente não tem esse dado específico para aprofundar. Pensando no que conseguimos perceber do comportamento do público, é o que acontece. Queremos também trazer essa perspectiva de como dialogamos com esses vários públicos, esses vários nichos de cada trabalho artístico”, explicou.

Consumo da música digital no Brasil: caminhos possíveis! ocorre de modo virtual, por meio da plataforma Teams, no dia 12, às 10h. A atividade integra o projeto Sessão Dez4Meia, criado em 2020 com o objetivo de fomentar iniciativas de economia cultural e criativa em Belo Horizonte. Informações sobre as inscrições no site do Sesc Palladium.

Para acompanhar as novidades da carreira musical de Roger Deff, siga o perfil do rapper no Instagram.

Produção: Maron Filho e Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael
Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Alessandra Dantas