Enem

​Contra fraudes, Enem terá aparelho para detectar pontos eletrônicos

Equipamento que identifica sinais de transmissão por wi-fi e bluetooth será usado pela primeira vez

ANDRE Advanced Kit, que será testado pela primeira vez o Enem
ANDRE Advanced Kit, que será testado pela primeira vez no Enem Berkana Tecnologia em Segurança | Reprodução

O aparelho que será usado pela primeira vez no Enem 2017, classificado como equipamento de contrainteligência, consegue captar ondas de radiofrequência RF, que são utilizados em transmissões wi-fi e bluetooth de pontos eletrônicos. A ideia é inibir de forma mais eficaz o uso desses dispositivos por candidatos em sala de aula.

No último dia 30, a Operação Portas Fechadas, da Polícia Civil de Goiás, prendeu um grupo suspeito de fraudar o Enem 2016 com a utilização de pontos eletrônicos e que planejava repetir a ação no exame deste ano. Caso seja confirmada a presença de aparelho que esteja realizando ou recebendo algum tipo de transmissão, o candidato é automaticamente eliminado da prova.

Além dos candidatos não poderem portar equipamentos eletrônicos como celulares e fones de ouvido ou artigos que possam esconder algum tipo de escuta, como gorros e bonés, a verificação com detector de metais também é realizada. No Enem 2016, 126 candidatos foram eliminados após serem flagrados pelo detector de metais.

Detalhes como a quantidade de aparelhos de detecção de pontos eletrônicos e os locais onde eles serão utilizados não foram divulgados pelo MEC. Já o número de detectores de metais utilizados será de 67 mil.

ouca-a-conversa-com-samuel-sousa-03-11-2017.mp3

Guia do Enem 2017

O Enem é a principal forma de entrada no ensino superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também é pré-requisito para acesso ao Programa Universidade para Todos (Prouni) e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A UFMG é uma das universidades que utilizam o Sisu para selecionar estudantes. Saiba mais sobre o Enem 2017 acessando o hotsite do Ministério da Educação.

Rádio UFMG Educativa e TV UFMG farão cobertura especial do Enem