Arte e Cultura

Corais se apresentam no Presépio do Pipiripau nos primeiros sábados de dezembro

Oito concertos gratuitos movimentarão o Museu de História Natural e Jardim Botânico

gg
Presépio do Pipiripau sincroniza 586 figuras móveis, distribuídas por 45 cenas, que contam a história da vida e da morte de Jesus CristoFoto: Foca Lisboa 

Nos dias 2 e 9 de dezembro, o Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) promove o festival Coral no Pipiripau, com a participação dos grupos Educantantes (MHNJB), Cantáridas (ICB), Vozes da Saúde (Faculdade de Medicina) e Campus em Canto, da UFMG, e ainda o Cariúnas, o Ases da Liberdade e o Coral dos Desafinados. O evento terá início às 10h30, na varanda do presépio, que terá sessões nos intervalos das apresentações dos corais. A última apresentação terá início às 16h.

No dia 2 de dezembro, a programação começará com o Educantantes, formado por educadores do Museu, seguido do Coral Cariúnas, conjunto juvenil vinculado a um programa de atenção a crianças e adolescentes. 

No turno da tarde, será a vez do Ases da Liberdade, união dos corais Ases (do Serpro) e Vozes da Liberdade (do Ministério Público Federal de Minas Gerais). O Coral Vozes da Saúde, da Faculdade de Medicina, vai encerrar a programação do dia.

No dia 9 de dezembro, a abertura ficará novamente por conta do Educantantes. Em seguida, vai se apresentar o Coral Cantáridas, do ICB, e, à tarde, o Campus em Canto, da UFMG. Para encerrar a programação, o Coral dos Desafinados oferecerá uma performance repleta de surpresa, humor e lirismo.

586 figuras móveis
O Presépio do Pipiripau, criado ao longo de décadas no século 20 pelo artesão Raimundo Machado, sincroniza 586 figuras móveis, distribuídas em 45 cenas que contam a história da vida e da morte de Jesus Cristo, costurada ao cotidiano de uma cidade, com sua variedade de artes e ofícios.

A entrada no Museu, a visita ao presépio e a programação do Coral no Pipiripau são gratuitas, sem necessidade de retirada de ingressos.

O Museu de História Natural e Jardim Botânico fica na Rua Gustavo da Silveira, 1.035, bairro Santa Inês.

Programação

2/12
10h30 – Educantantes (MHNJB)
11h – Coral Cariúnas
14h – Coral Ases da Liberdade
16h – Coral Vozes da Saúde (Faculdade de Medicina)

9/12
10h30 – Educantantes (MHNJB)
11h – Coral Cantáridas (ICB/UFMG)
14h – Coral Campus em Canto (UFMG)
16h – Coral dos Desafinados

Com a Assessoria de Comunicação do MHNB