Cortejo Afroindígena encerra o Novembro Negro na UFMG

Evento histórico chama atenção para promoção da igualdade racial na Universidade

Um cortejo histórico pelas ruas do Campus Pampulha, ao som de tambores, gunas e patangones marcou o encerramento do Novembro Negro na UFMG. Embalados pela musicalidade africana, estudantes e servidores da Universidade, além de integrantes do Coletivo Tambor Mineiro, caminharam rumo à Praça de Serviços na última quarta-feira, 7.

A TV UFMG acompanhou o Cortejo Afroindígena, que foi liderado pelo mestre Tizumba, recém titulado Doutor por Notório Saber pela UFMG, após ter ministrado uma aula aberta sobre percussão para os participantes do evento.

Para além de comemorar, a celebração tomou as ruas em um movimento de luta pela permanência e inclusão do povo negro e indígena na Universidade, saudando sempre a ancestralidade em consonância com o tema do evento: "permanecer para avançar: o que vem, já está aqui!"

Entrevistados(as):
 Sophia Aguiar - estudante de biblioteconomia; Egídia Maria - integrante do Tambor Mineiro; Daniely Fleury - dir. Ações Afirmativas na Pró-Reitoria de assuntos estudantis - PRAE; Lírio Santos - estudante de filosofia; Leonardo Péricles - ativista social; Maurício Tizumba - Doutor por Notório Saber pela UFMG.

Ficha técnica: Laura Bragança (produção e reportagem);  Ângelo Araújo (imagens); Marcia Botelho (edição de imagens); Flávia Moraes e Soraya Fideles (edição de conteúdo).