Arte e Cultura

Criação em cadeia: revista virtual colaborativa do Teatro Universitário terá lançamento amanhã

Iniciativa discente tem como objetivo reacender desejo de produção e consumo ativo e sentimental da arte

Por meio de um jogo criativo de criação e compartilhamento de obras em imagem e texto, a primeira edição da revista Reverbera, iniciativa discente do Teatro Universitário da UFMG, tem lançamento programado para essa sexta, 16/07. Com a proposta de expandir o diálogo e a criação artística, o periódico foi concebido a partir da necessidade de contato e de exercício da arte durante a pandemia: “nesse momento de urgências, incertezas e descréditos, o projeto da revista busca exercitar a abertura e a generosidade a outras pessoas”, afirmam os organizadores.

A execução das peças presentes na revista envolveu um processo diferente: as obras recebidas foram sorteadas e redistribuídas entre os artistas, dessa maneira cada um ficou responsável por produzir outra obra motivada pela leitura criativa livre do trabalho recebido.

A primeira edição da Reverbera conta com cerca de 40 obras em tema livre, com contribuições de integrantes de seis escolas de arte em Belo Horizonte, como o Galpão Cine Horto, Belas Artes e Centro Interescolar de Cultura, Artes, Linguagens e Tecnologia (CICALT), além da UFMG.

A saudade dos palcos e dos processos de criação artística fizeram com que Alexandre Ribeiro e Carmen Marçal, editores da revista e estudantes do T.U., dessem os primeiros passos para a produção da revista. A concepção visual é assinada pelas alunas Brenda Lobo e Gabriela Freitas. Para as próximas edições, os produtores planejam alcançar participantes da região metropolitana de Belo Horizonte e incluir criações de diferentes membros da comunidade acadêmica, como bolsistas, técnico-administrativos e professores.

A Reverbera estará disponível para acesso no site oficial e também no Instagram da Teatra Universitária

Equipe: Bruna Gomes (produção); Otávio Zonatto (edição de imagens); Renata Valentim (edição de conteúdo)