Saúde

Crianças autistas recebem atendimento gratuito em projeto da Faculdade de Odontologia

Cerca de 40 famílias são recebidas a cada semestre; os interessados podem se inscrever em lista de espera

Quem nunca teve medo de dentista? Com certeza, em algum momento da vida, você já sentiu aflição ou ansiedade ao se sentar na cadeira desse profissional. Para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), essa sensação de medo pode ser bem mais intensa devido a alterações sensoriais, hipersensibilidade e dificuldades de controle inibitório (habilidade relacionada a conter impulsos e a conseguir ficar parado e com a boca aberta no consultório, por exemplo). 

A fim de aprimorar a formação dos estudantes de odontologia e propiciar atendimento capacitado e de qualidade, foi criado o projeto Abordagem multidisciplinar para indivíduos com Transtorno de Espectro Autista - TEA. Uma equipe composta de dentistas, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais proporciona adaptações para que a experiência de cada paciente seja a mais tranquila possível.

Entre os procedimentos realizados estão restauração (obturação) e aplicação de flúor e limpeza. Tratamentos de canal, extração dentária e instalação de aparelho ortodôntico não estão incluídos nas atividades. Para entrar na lista de espera e obter mais informações, os responsáveis podem entrar em contato pelo e-mail autismoufmg@gmail.com e acompanhar o Instagram do projeto.

Conheça o projeto nesta reportagem da TV UFMG:

Equipe
Produção e Reportagem
: Flávia Moraes
Imagens: Ângelo Araújo 
Edição de imagens: Marcelo Duarte