CTE passa a ser centro de referência para treinamento de atletas paralímpicos.
Atletas serão preparados para disputar competições internacionais
A partir de 2019, o Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE/UFMG) passa a atuar como Centro de Referência Paralímpico, com atividades aplicadas ao atletismo, à natação e ao halterofilismo. As atividades são voltadas para atletas, treinadores e também para alunos em formação, através de cursos profissionalizantes e pesquisa.
Segundo a coordenadora do Setor de Esporte Paralímpico do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, Andressa Mello, o local possui estruturas e espaços adaptados para atender as demandas dos atletas paralímpicos – como o banheiro, os elevadores e a academia. Aliado a isso, hoje, com um Setor dedicado exclusivamente ao esporte paralímpico, Andressa afirma que será um grande passo para a boa formação dos atletas.
Uma das diversas pessoas que usufruem dos espaços disponíveis no Centro de Treinamento Esportivo da UFMG é a atleta paralímpica Marcella Guimarães. No atletismo, a esportista atua em duas modalidades: lançamento de dardo e corrida em velocidade de cadeira de rodas. Marcella começou a atuar no CTE no ano de 2019, através do contato de sua treinadora com Andressa Mello. A atleta treinava anteriormente em Betim e sempre teve o desejo de exercer suas atividades no CTE, devido a qualidade estrutural do espaço.
Ficha Técnica
Produção e Reportagem: Vitória Brunini
Imagens: Antônio Soares
Edição de conteúdo: Pablo Nogueira
Edição de imagens: Otávio Zonatto