Lazer e esporte

CTE renova parceria com Ministério da Cidadania para atuar como centro de referência paralímpico

Espaço passará a receber atletas do taekwondo que se juntarão aos competidores do atletismo, da natação e do halterofilismo; investimento será de R$ 2,4 milhões

Parque aquático, uma das principais instalações do Centro de Treinamento Esportivo Foca Lisboa | UFMG

O Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE/UFMG) acaba de renovar por mais dois anos a sua parceria com o Ministério da Cidadania para atuar como Centro de Referência Paralímpico. Por meio do projeto, que foi implementado em 2019, o CTE já beneficiou mais de 90 atletas do esporte paralímpico de alto rendimento. Com a renovação, o Centro receberá investimento de R$ 2,4 milhões e passará a oferecer mais uma modalidade, o taekwondo paralímpico.

A parceria, que é operacionalizada pela Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, dará continuidade ao treinamento dos atletas para competições nacionais e internacionais, à formação de profissionais técnicos e de equipes multidisciplinares e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados ao esporte paralímpico.

De acordo com a professora Andressa Mello, coordenadora de esporte paralímpico do CTE, o projeto trabalha nos três eixos de atuação da universidade: extensão, ensino e pesquisa. “A continuidade do apoio do Ministério da Cidadania é fundamental para consolidar o trabalho que vem sendo realizado nos últimos dois anos com o esporte paralímpico no CTE. Ele amplia as oportunidades de treinamento e inclusão de pessoas com deficiência em um ambiente com infraestrutura adaptada e adequada ao esporte paralímpico de alto rendimento".

Alcance
Desde 2019, o CTE atende prioritariamente três modalidades paralímpicas –atletismo, natação e halterofilismo – graças a um investimento de R$ 1,76 milhão viabilizado por meio de Termo de Execução Descentralizada da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Além dos atletas paralímpicos, foram beneficiados alunos dos cursos de educação física, fisioterapia, nutrição, medicina e psicologia, que atuaram como estagiários.

Agora, a proposta é ampliar ainda mais o alcance a partir da inclusão de mais uma modalidade, o taekwondo paralímpico. Ao todo, serão contemplados 80 atletas de alto rendimento – 30 do atletismo, 30 da natação, 10 do halterofilismo e 10 do taekwondo.

Atualmente, o grupo de atletas que treina no CTE reúne 54 homens e 26 mulheres. Por faixa etária, 37 têm entre oito e 18 anos e 43 têm mais de 19 anos.

Com Assessoria de Comunicação da EEFFTO