Formas de Ingresso

Cursos de artes, conservação e restauração são tema de novo videocast

Professores detalham os processos de ingresso e destacam oportunidades de formação e inserção profissional no mercado cultural

Cinema de Animação e Artes Digitais, Artes Visuais e Conservação e Restauração de Bens Móveis são tema do novo episódio da série de videocasts da Mostra Sua UFMG. Apresentado pelo estudante João Faustino, o programa recebeu os professores Jalver Bethônico, Rodrigo Borges Coelho e Alessandra Rosado, coordenadores, respectivamente, de cada um dos cursos. Durante o bate-papo, os docentes das graduações em Artes Visuais e em Cinema de Animação e Artes Digitais explicaram como é realizado o vestibular de habilidades, obrigatório para ingresso nos dois cursos, e  apresentaram as variadas possibilidades formativas ofertadas nos ateliês e espaços expositivos da Escola de Belas Artes da UFMG.

A professora Alessandra Rosado destacou o protagonismo do curso de Conservação e Restauração de Bens Móveis, referência nacional na área de preservação do patrimônio histórico, cultural e artístico brasileiro e elencou possibilidades de aprimoramento profissional para os estudante tanto nas aulas em laboratórios da Universidade quanto em experiências de campo, com trabalhos realizados em diversas instituições brasileiras.

Os episódios dos videocasts estreiam às terças e quintas, às 11h, no canal da TV UFMG no Youtube, com versão em podcast para o Spotify. A série, que se propõe a apresentar os 91 cursos de graduação da UFMG, é realizada por meio de parceria entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e o Centro de Comunicação (Cedecom). O objetivo é esclarecer dúvidas dos estudantes do ensino médio e ajudá-los na escolha da carreira na qual pretendem ingressar.
Mostra Sua UFMG
Neste ano, a Mostra Sua UFMG – antiga Mostra de Profissões – adota um formato híbrido, com realização presencial em 20 de maio, precedida de interações por meio do seu site e das redes sociais. Esses canais exibem vídeos, motion graphics e passeios aéreos sobre os campi e oferecem informações sobre as oportunidades abertas pela UFMG, além dos próprios videocasts.
O evento anual é uma oportunidade de apresentação dos cursos de graduação da Universidade para estudantes e egressos do ensino médio e comunidades escolares. Até 2019, foi realizada em formato presencial e chegou a reunir até cerca de 30 mil pessoas no campus Pampulha. Em razão da pandemia de covid-19, o evento não foi realizado em 2020 e ocorreu em formato virtual nos últimos dois anos.