Notícias Externas

Da antiguidade às missões espaciais: almanaque reúne 'passos' da humanidade até à Lua

.
. Lauro Henriques/Editora Tordesilhas

'Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade'. Essa foi a célebre frase dita por Neil Armstrong em 20 de julho de 1969, ao ser o primeiro homem a pisar na Lua. Agora em 2019, completam-se 50 anos da bem sucedida missão Apollo 11,  um marco na história da humanidade.
O evento foi impulsionado pela disputa entre os Estados Unidos e a extinta União Soviética, a partir da segunda metade do século XX, durante a Guerra Fria. Contudo, a corrida espacial não foi onde começou o fascínio e a ideia de levar o homem à esse satélite. A Lua já estava presente na cultura de várias civilizações e já era também tema em diversas áreas como as artes e cultura em geral. O escritor e jornalista Lauro Henriques Jr listou em um almanaque, que acaba de ser lançado por ele, '100 passos até uma pegada: todos os fatos que tiveram influência e participação na chegada do homem à Lua, desde a antiguidade até as missões espaciais'.
Ele conversou com o programa Conexões, da rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 6.

Ouça a conversa com Luiza Glória

O lançamento do almanaque '100 passos até uma pegada' aqui em Belo Horizonte vai ser neste sábado,às 11h, na Livraria Da Rua -  Rua Antônio de Albuquerque, 913, Funcionários. Mais informações pelo site livraria-da-rua.negocio.site

Produção: Rodolfo Morais, sob orientação de Luíza Glória e Alessandra Ribeiro