Pessoas

Dawisson Lopes, da Ciência Política, vai participar de programa de estudos do governo dos EUA

Especialista em política internacional, ele é um dos 18 especialistas selecionados no mundo para intercâmbio sobre cultura, história, sociedade e relações exteriores

Dawisson Lopes, em evento na Índia, em 2017:
Dawisson Lopes, em evento na Índia, em 2017: formação de rede valiosaObserver Research Foundation (Índia, 2017)

O professor Dawisson Belém Lopes, do Departamento de Ciência Política da Fafich, vai participar da próxima edição de programa de estudos promovido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. A iniciativa, anual, reúne acadêmicos para imersão em grandes temas como relações internacionais, história, cultura e sociedade. Dawisson foi indicado pela Embaixada do EUA no Brasil e é um dos 18 especialistas selecionados entre mais de 200 candidatos em todo o mundo.

A edição deste ano do Study of the US Institute for Scholars on US Foreign Policy terá uma fase de atividades em ambiente virtual, de 12 a 30 de julho, e outra presencial, provavelmente em janeiro de 2022, quando os participantes visitarão, ao longo de duas semanas, instituições e cidades, como Washington D.C. e Filadélfia, fundamentais para a história norte-americana. O programa reúne acadêmicos em meio de carreira, com idade entre 30 e 50 anos.

Temas em profundidade
Diretor-adjunto de Relações Internacionais da UFMG, Dawisson Lopes destaca, a respeito da participação no programa, a oportunidade de conhecer a fundo temas que são essenciais para sua atuação como professor e pesquisador e para o relacionamento da Universidade com instituições norte-americanas. “Essa experiência contém ainda a promessa de formação de uma valiosa rede de contatos, que vai incluir, além dos colegas desta edição, os participantes de edições passadas e futuras”, diz.     

Como informa o site do Departamento de Estado (que corresponde ao Ministério das Relações Exteriores brasileiro), os acadêmicos dedicam-se a um programa rigoroso de cursos e painéis, interagem com pares americanos e especialistas nos diversos campos e podem participar de seminários de pesquisa. Neste ano, haverá nove programas vinculados aos temas valores e cultura americana, desenvolvimento da educação e da força de trabalho, jornalismo e mídia, liberdade religiosa e pluralismo, educação secundária, economia e negócios e política externa.

Itamar Rigueira Jr.