Notícias Externas

Nova gestão de BH pode enfrentar extremos climáticos

Em novo episódio da série ‘Vote com ciência', professor da Engenharia fala sobre políticas públicas para minimizar os impactos das chuvas e da seca

Com mudanças climáticas, tempestades devem se tornar mais comuns na capital mineira
Mudanças climáticas devem provocar tempestades mais frequentes na capital mineira Defesa Civil de Belo Horizonte

As chuvas do início do ano, as piores da história da capital mineira, provocaram um rastro de destruição em Belo Horizonte e deixaram 13 mortos. O novo prefeito terá de planejar ações estruturantes para que episódios como esse não voltem a se repetir na cidade. Ao mesmo tempo, com as mudanças climáticas em curso, existe o risco de seca, o que pode comprometer o abastecimento de água da capital mineira. 

No oitavo episódio da série Vote com ciência, o professor Nilo Nascimento, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos da UFMG, analisa esse cenário de extremos. Ele fala sobre os riscos de deslizamentos de encostas, que afetam principalmente a população de baixa renda, e das ações que precisam ser implementadas nos próximos anos em Belo Horizonte.

Ouça o episódio 8 da série "Vote com ciência" sobre o tema chuvas

Na série Vote com ciência, a cada dia, um pesquisador da UFMG aborda, em cinco pontos, questões importantes para a cidade em áreas como saúde, educação, ciência e tecnologia, direitos humanos e segurança pública. Eles fazem análises sobre os principais problemas de Belo Horizonte na área, citam políticas que precisam ser implementadas e dão dicas para o eleitor não cair em ciladas. 

A série Vote com ciência vai ao ar de segunda a sexta, por volta das 11h20, no  programa Conexões. Nesta sexta-feira, dia 30, o programa será sobre lazer. O entrevistado é o professor Helder Isayama, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

Ouça aqui todos os programas já veiculados. A Rádio UFMG Educativa pode ser sintonizada na frequência 104,5 FM ou pela internet.