Demarcação de territórios é desafio para os indígenas brasileiros
Militante do movimento indígena Kleber Karipuna falou com o programa Conexões
Estamos na semana das celebrações do Dia do Índio, mas, para os povos indígenas do Brasil e seus direitos, o cenário é de tensões administrativas e jurídicas. A demarcação de territórios é um dos maiores desafios: cerca de 98% das terras demarcadas no país estão na Amazônia Legal, sendo que os outros 2% ficam nas regiões nordeste, sudeste, centro-oeste e sul. Com a divisão atual, 45% da população indígena permanece confinada a esse espaço de menor percentual.
Diante desse cenário, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) convoca povos e organizações indígenas de todas as regiões do país para a maior mobilização nacional indígena do ano, o Acampamento Terra Livre 2018, que será realizado em Brasília, de 23 a 27 de abril.
Com o tema Unificar as lutas em defesa do Brasil Indígena – Pela garantia dos direitos originários dos nossos povos, o evento vai promover discussão sobre os direitos fundamentais dos povos indígenas, as políticas públicas que avançaram nos últimos anos, a violência e o racismo contra os povos, comunidades e lideranças indígenas.
O militante do movimento indígena Kleber Karipuna falou sobre o tema em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta quinta-feira, 19.
Outras informações sobre o Acampamento Terra Livre 2018 podem ser consultadas no site da Apib.