Institucional

Posse na Fafich: Bruno Reis prega 'desapego do mérito das questões e zelo pelos procedimentos’

Novo diretor defendeu o desprendimento de si em favor da missão universitária

rgf
Bruno Wanderley Reis: responsabilidade e desprendimentoRaphaella Dias / UFMG

Ao aludir à praxe acadêmica típica dos cientistas políticos, o professor Bruno Pinheiro Wanderley Reis sustentou, em seu discurso de posse como diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, que os desejos pessoais dos dirigentes universitários são ilegítimos enquanto não se vincularem e se subordinarem aos objetivos institucionais. “Tão acostumados a emitir opiniões confiantes sobre qualquer assunto, nós acadêmicos somos chamados, no exercício da direção de uma unidade como a Fafich, a nos desapegarmos do mérito das questões para zelarmos pelos procedimentos adotados”, disse.

Empossado em solenidade realizada na noite desta terça-feira, 17 de dezembro, Bruno Wanderley reiterou que “o dirigente de uma instituição pública de ensino superior deve ser não um 'chefe de facção', mas um servidor público responsável no exercício de sua função, administrativamente encarregado da realização de todos os projetos e iniciativas vinculados à missão institucional”. A vocação universitária, reforçou, "demanda amor à causa e é temperada por um comedimento, uma autocontenção metódica, um desprendimento de si que evoca a ideia de amor”, completou Bruno, que terá como vice Thaís Porlan de Oliveira, do Departamento de Psicologia.

O novo diretor comentou também a limitação do seu campo de ação diante dos dispositivos jurídicos e administrativos aos quais a universidade é subordinada, sugerindo “a crítica cotidiana desses instrumentos em busca de seu constante aperfeiçoamento”. “Mas isso não pode ser confundido com licença para o arbítrio unilateral e desobediência à norma”, contrapôs. “Nas excepcionais circunstâncias em que as normas venham a se chocar frontalmente com os valores próprios à missão universitária, a universidade será chamada a posicionar-se e a justificar-se perante o público”, observou Bruno Wanderley.

d
Sandra Goulart: prenúncio de grandes realizaçõesRaphaella Dias / UFMG

Dias melhores
Para a reitora Sandra Goulart Almeida, a cerimônia de posse “marcou o fim de um ciclo difícil da história da Fafich e sinalizou a esperança de que dias melhores estão por vir”. “Estamos reunidos na esperança por dias menos polarizados, violentos e intolerantes, mais justos e fraternos”, disse a reitora, que também agradeceu ao professor Orestes Diniz, diretor da Fafich desde 2016, “pela dedicação e apoio nos momentos mais complicados”.

A reitora saudou os novos dirigentes, Bruno Wanderley e Thaís Porlan de Oliveira, que considera “preparados para o exercício da liderança acadêmica e administrativa”. “A paciência para ouvir e lidar com conflitos complexos, emblemática das trajetórias de Bruno e Thaís, é prenúncio de que a Fafich terá um quadriênio de grandes realizações institucionais”, declarou.

Os diretores
Bruno Wanderley Reis tem graduação em Ciências Econômicas pela UFMG (1987), mestrado (1990) e doutorado em Ciência Política (1997) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). É professor associado da Fafich, lotado desde 1994 no Departamento de Ciência Política. Cumpriu estágio sênior na University of Pennsylvania (2014-2015). Foi secretário adjunto da Associação Brasileira de Ciência Política, integrou a diretoria e o comitê acadêmico da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. Tem atuado em diversas áreas da Ciência Política, com ênfase recente no estudo comparativo da interação entre sistemas eleitorais e financiamento de campanhas.

Thaís Porlan é graduada em Psicologia, especialista em Terapia Comportamental, doutora em Educação Especial, com pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos. É professora associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento, da UFMG. Tem interesse na interface entre Análise do Comportamento e Psicologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos temas relacionados à aquisição do comportamento simbólico em bebês e crianças pequenas com desenvolvimento típico e transtornos do desenvolvimento. Foi chefe do Departamento de Psicologia entre 2015 e 2017. Atualmente, é membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e da Câmara de Pós-graduação da UFMG.

O vice-reitor Alessandro Fernandes, a reitora Sandra Goulart e os diretores empossados, Bruno Wanderley e Thaís Porlan
O vice-reitor Alessandro Moreira (à esquerda), a reitora Sandra Goulart Almeida e os diretores empossados, Bruno Wanderley e Thaís Porlan Raphaella Dias / UFMG