Arte e Cultura

Planetário retoma atividades presenciais em sessões de terça a domingo

Como medida de biossegurança, amostras do ar estão sendo coletadas para identificar a presença de micro-organismos

O Espaço do Conhecimento UFMG retomou, em janeiro, as visitações ao Planetário, espaço que proporciona ao público uma visão de 180º x 360º e transforma o ambiente em um cinema imersivo, com sensação de profundidade e total envolvimento. Em consonância com o plano de retorno da Universidade, o Planetário oferece duas sessões: às 13h e às 16h, de terça a domingo, com venda de ingressos na recepção do museu. As vendas iniciam-se às 12h, com lotação limitada a 18 pessoas.

De acordo com Carlos Villani, coordenador do Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento, a reabertura do Planetário ocorre de forma progressiva e cuidadosa por apresentar especificidades em relação ao edifício do Espaço do Conhecimento. Para tanto, estão sendo coletados dados da presença de microrganismos no ar durante as visitações nos espaços do museu e em especial nas sessões no Planetário, com medições em diferentes momentos. 

“O Espaço do Conhecimento tem feito um esforço de reabertura progressiva e está funcionando como laboratório de pesquisas para ampliar o conhecimento sobre a eficácia das medidas de prevenção da covid-19 em espaços fechados com circulação de público. Com isso, esperamos proporcionar um ambiente seguro, e, ao mesmo tempo, subsidiar as autoridades com evidências baseadas em dados para tomada de decisões sobre as medidas de prevenção em ambientes similares”, explicou Villani.

Para conhecer a programação do Planetário e das demais atrações do Espaço do Conhecimento, visite o site.

Equipe: Renata Valentim (produção, reportagem e edição de conteúdo), Antonio Soares (imagens) e Otávio Zonatto (edição de imagens)

(Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento)