Arte e Cultura

Dia de Dante celebra poeta italiano Dante Alighieri

Professora Anna Palma, da Faculdade de Letras da UFMG, falou sobre o autor, em entrevista ao programa Universo Literário

Retrato de Dante Alighieri, feito por Sandro Botticelli
Retrato de Dante Alighieri, feito por Sandro Botticelli Imagem: Sandro Botticelli - Telegraph: https://cutt.ly/uxGlFrF

Esta quinta-feira, 25 de março, é o Dia de Dante. A homenagem, instituída pelo governo italiano, marca a data em que o poeta iniciou uma viagem pelo inferno, pelo purgatório e pelo paraíso na Divina Comédia, sua obra-prima. Em 2021, lembramos também os 700 anos da morte do autor, o que torna 25 de março um dia ainda mais especial. 

Dante Alighieri é considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana. Deixou como legado obras que exercem imensa influência na literatura universal ainda hoje. Para marcar o sétimo centenário da morte do poeta, a Faculdade de Letras da UFMG, com o apoio do Consulado da Itália em Belo Horizonte, realiza hoje a Jornada Dante 700 anos. O evento, que é realizado em formato virtual, reúne pesquisadores, professores e estudantes da Fale, em palestras, seminários e leituras da obra de Dante. 

A professora da Faculdade de Letras da UFMG Anna Palma foi a convidada do programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta quinta-feira, para falar sobre Dante Alighieri e o evento.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção de Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória