Notícias Externas

Dia Mundial do Refugiado é tema do Expresso 104,5

Instituída em 2000 pela ONU, a data é um alerta à comunidade internacional para a grave situação dos refugiados ao redor do mundo

O estudante venezuelano José Miguel vive em BH há 6 meses e solicitou refúgio ao Brasil. Facebook/José Miguel

Nessa quarta-feira, 20, é celebrado o Dia Mundial do Refugiado. O relatório das Nações Unidas do ano passado aponta um novo recorde histórico: já são mais de 65 milhões de pessoas obrigadas a deixar seus locais de origem em razão de conflitos, perseguições, violência ou violações dos direitos humanos. Para se ter uma ideia, essa quantia supera a população do Reino Unido.
Aqui no Brasil, segundo o relatório do Ministério da Justiça, vivem cerca de 5 mil refugiados e mais de 65 mil solicitantes de refúgio no país. Só no ano passado foram registrados mais de trinta mil pedidos de reconhecimento da condição de refugiados por aqui, e mais da metade deles é de venezuelanos.

O estudante venezuelano de Psicologia, José Miguel que veio para Belo Horizonte há 6 meses e pediu refúgio ao governo brasileiro, conversou sobre sua experiência com o programa Expresso 104,5, nessa quarta-feira, 20.

ouca-a-conversa-com-filipe-sartoreto-20-06-2018.mp3

Em Belo Horizonte , há um centro de referência para refugiados e imigrantes: o Centro Zamni - Av. Amazonas, 641, 8º andar, Centro. No centro, pessoas nessa situação podem encontrar todo tipo de apoio: auxílio jurídico, oferecimento de cursos de idiomas e prestação de serviços diversos. Mais informações pelo telefone 3212-4577.