Espaço do Conhecimento promove oficina de confecção de máscaras africanas neste domingo
Como parte da programação do Férias no museu, o Espaço do Conhecimento UFMG promove, neste domingo, 12 de janeiro, a partir das 15h, a oficina Confecção de máscaras africanas: povo Dogon. Essa é a primeira de um conjunto de oficinas destinadas à feitura manual de máscaras de diferentes comunidades da África. O objetivo é dar visibilidade à diversidade das expressões culturais e identitárias existentes nesse continente.
A atividade vai propor a confecção de quatro modelos de máscaras africanas: Kanaga, Satimbe, Dama e Samana Dogon warrior mask. Além dos princípios estéticos existentes por trás de cada design – equilíbrio, simetria e formas geométricas –, serão discutidos os aspectos simbólicos e as funções ritualísticas da cultura Dogon.
A oficina é gratuita e destinada a todos os públicos a partir de 8 anos. Para participar, é necessário retirar bilhetes presencialmente no dia da atividade, a partir das 13h. As 15 vagas disponíveis serão preenchidas mediante ordem de chegada.
Cultura milenar
Abarcando aspectos cosmológicos e conhecimentos espirituais, as máscaras estão entre os elementos mais representativos da cultura Dogon, cujo povo reside nas escarpas de pedra de Bandiagara, território no sudeste do Mali e próximo à fronteira com Burkina Faso. Em 1989, a Unesco incluiu a região como Patrimônio Mundial da Humanidade, sob o título de Santuário Natural e Cultural das Falésias de Bandiagara. Também conhecido como “Terra dos Dogons”, o território é habitado por cerca de 340 mil pessoas distribuídas em mais de 700 aldeias.
