Notícias Externas

Dia Mundial do Sono é celebrado nesta sexta-feira

Segundo a OMS, 40% da população mundial sofre com distúrbios do sono

Grande parte da população – cerca de 70% – dorme entre sete e oito horas por dia
Grande parte da população – cerca de 70% – dorme entre sete e oito horas por dia Foto: Rodrigo Moraes / CC BY 2.0 / Flickr: http://bit.ly/2GL6ttv

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que os distúrbios do sono afetam cerca de 40% da população mundial. Além disso, 21% dos adultos dormem menos de seis horas por dia. Por esses motivos, é celebrado nesta sexta-feira, 16, o Dia Mundial do Sono, data que busca chamar a atenção para a importância de um bom descanso.

Neste ano, as discussões do Dia Mundial do Sono serão sobre o tema Respeite o seu sono e siga o seu ritmo.

No programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, o professor Marco Tulio de Mello, do Departamento dos Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, falou sobre o assunto.

“Várias pessoas comentam que dormir é uma perda de tempo e que gostaria de dormir menos. Mas, se o sono não fosse importante para o nosso organismo, nós não teríamos a necessidade de dormir durante um terço das nossas vidas, para nos recuperarmos física e cognitivamente”, afirmou.

Segundo o professor, 15% da população necessita, biologicamente, dormir menos de seis horas por dia. Outros 15% necessitam dormir mais que nove horas para descansar. A grande maioria – cerca de 70% – dorme entre sete e oito horas. “Nós temos que respeitar as diferenças individuais”, completou.

ouca-a-conversa-com-filipe-sartoreto-16-03-2018.mp3