Arte e Cultura

Direito de existir é tema de roda de conversa no Festival de Inverno

Célia Xakriabá e Roger Deff participam de atividade nesta quinta-feira, 17

Célia Xakriabá discute direito de existir em roda de conversa
Célia Xakriabá discute direito de existir em roda de conversa Divulgação

A roda de conversa da noite desta quinta-feira, 17, no Festival de Inverno UFMG debate o tema Direito de existir: territórios e saberes e convida para a conversa a pesquisadora indígena Célia Xakriabá e o rapper Roger Deff, com mediação da professora da UFMG Carla Coscarelli. 

Célia Xakriabá pertence ao povo Xakriabá, é doutoranda em Antropologia pela UFMG e atua no movimento indígena brasileiro. É também mestra em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília, assessora parlamentar e professora. Luta pela mudança das fronteiras geográficas para manter seu território, pela reestruturação do sistema educacional e atua no apoio às mulheres e à juventude dos Xakriabá.

Roger Deff é MC e jornalista com especialização em Produção e Crítica Cultural pela PUC Minas. Atualmente, é mestrando do Programa de Pós-graduação em Artes da Uemg, onde desenvolve pesquisa sobre o hip hop de Belo Horizonte. Roger Deff é um dos fundadores da banda Julgamento, um dos mais tradicionais grupos de rap da capital mineira, com o qual já lançou três discos. No ano passado, lançou seu primeiro trabalho solo, o álbum Etnografia Suburbana, que tem como temas a cultura de origem africana e a resistência do povo negro.

Ouça mais sobre a roda de conversa de hoje