Divulgada programação preliminar de congresso de educação em engenharia

No evento, agendado para o fim de setembro, serão discutidos temas como 'remotização' do ensino, protagonismo feminino e sustentabilidade

Estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFMG em atividade de ensino antes da pandemia Lucas Braga | UFMG

Protagonismo da mulher, soluções sustentáveis e transformação digital são alguns dos temas que nortearão os minicursos e sessões que integram a edição 2021 do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e do IV Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), cuja programação preliminar foi divulgada pela organização do evento. On-line, o Congresso será realizado de 28 a 30 de setembro, com transmissão pela plataforma Softaliza.

Todos os anos, o Cobenge mobiliza universidades, os conselhos regionais de Engenharia e Agronomia, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), empresas, indústria e o Ministério da Educação em torno de um tema relativo à educação em engenharia. Neste ano, sob a coordenação da UFMG e da Abenge, as discussões vão girar em torno da temática Formação em engenharia: tecnologia, inovação e sustentabilidade. As pessoas que se inscrevem até 31 de julho terão desconto de 25%. Veja o calendário geral do Congresso.

Incertezas, 'remotização', mulheres, currículos...
Na plenária de abertura, no dia 28, o presidente do CNPq, Evaldo Vilela, abordará A educação em tempos de incertezas. No mesmo dia, também serão realizadas plenária sobre os desafios da formação de engenheiros no século 21 e sessão especial sobre a sustentabilidade como conceito fundamental para soluções em engenharia.

O evento prossegue nos dias 29 e 30 de setembro com discussões sobre avanços da transformação digital, apresentação de casos de "remotização" durante e pós-pandemia em países europeus e sul-americanos, protagonismo das mulheres na engenharia e a importância das atividades complementares e extensionistas na composição dos currículos de engenharia.

A edição 2021 do Cobenge ocorre na esteira da homologação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Engenharia, formalizada em 2019. Essas diretrizes definem as formas de organização dos cursos de graduação, o perfil e as competências esperadas dos seus egressos e os critérios de avaliação dos estudantes.

O vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira destaca que a UFMG tem promovido avanços no campo da educação em engenharia, associados com as inovações pedagógicas definidas pelas novas Normas Gerais de Graduação da própria Universidade, aprovadas há dois anos. “Esses progressos possibilitarão o desenvolvimento de projetos pedagógicos mais flexíveis, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais em Engenharia”, afirmou o vice-reitor em reportagem publicada no Portal UFMG.

O professor Alessandro Fernandes divide a coordenação geral do evento com a professora Andreia Bicalho Henriques, também da UFMG, Vanderli Fava de Oliveira e Vagner Cavenaghi, ambos da Abenge.