Formas de Ingresso

Divulgadas lista de classificados no Sisu UFMG e orientações para registro acadêmico

Para garantir sua vaga, candidato deve efetuar registro on-line e matrícula no período de 5 a 8 de fevereiro

Vista aérea do campus Pampulha, que abriga 72 dos 82 cursos de graduação com entrada pelo Sisu Foto: Foca Lisboa | UFMG

A UFMG divulgou, na tarde desta sexta-feira, dia 2, a lista dos os 6.329 candidatos classificados no Sisu 2024 em 82 cursos de graduação que utilizam o processo seletivo como forma de ingresso e as instruções para o registro acadêmico, que deve ser realizado obrigatoriamente no site Sisu UFMG 2024, no período de 5 a 8 de fevereiro. Ao todo, a Universidade recebeu 106.533 inscrições nesta edição.

A documentação exigida para upload está listada no site Sisu UFMG 2024, conforme item 6 do edital e a modalidade de vaga à qual o candidato concorreu.

Candidatos/vaga
O curso de Biomedicina liderou a lista dos mais concorridos na UFMG, com 82,4 candidatos por vaga, seguido de Medicina (55,5 candidatos/vaga), Publicidade e Propaganda (45,5), Psicologia (43,5) e Medicina Veterinária (35,6). A lista das 10 formações mais disputadas é completada por Enfermagem (33,8 candidatos/vaga), Ciência da Computação (33,4), Fisioterapia (33,4), Educação Física (29,2) e Administração (27,8).

Os três cursos de graduação que começam a ser ofertados neste ano também registraram boa procura. Ciência de Dados teve procura de 17 candidatos por vaga, Arqueologia – que tem Área Básica de Ingresso (ABI) junto com Antropologia –, 9,2 candidatos/vaga, e Engenharia de Materiais (que divide a ABI com Engenharia Metalúrgica) registrou 4,7 candidatos por vaga.

As formações cujo acesso se dá por meio de uma ABI impõe a escolha, por parte do estudante, de um desses cursos para obter grau, após cumprimento dos critérios mínimos de integralização da ABI.

Lista de espera
O candidato que não se classificou em uma das duas opções de curso indicadas no Sisu 2024 ainda poderá continuar na disputa por uma das vagas da UFMG, desde que manifeste seu interesse em participar da Lista de Espera do Sisu MEC. O candidato tem até o dia 7 de fevereiro para formalizar esse interesse. Diferentemente dos anos anteriores, a lista de espera, em 2024, poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes do Sisu para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

Todas as informações referentes às chamadas regulares dos aprovados nas listas de espera serão publicadas na página Sisu UFMG 2024.

Reserva de vagas
Entre os dias 19 e 23 de fevereiro, candidatos que concorreram nas modalidades de vagas reservadas para pessoas negras (pretas ou pardas) e pessoas com deficiência deverão se apresentar, presencialmente, diante das bancas da Comissão Permanente de Ações Afirmativas e de Inclusão Social (CPAA) e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) para verificação e validação de sua condição. A escala de atendimento para os candidatos classificados para entrada no primeiro semestre será divulgada pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) no dia 9 de fevereiro.

No caso dos quilombolas, os classificados devem juntar à documentação básica uma autodeclaração étnica  e a declaração de pertencimento de sua respectiva comunidade, assinada por, pelo menos, três lideranças reconhecidas, em processo semelhante ao dos candidatos indígenas.

Lei de Cotas
O Sisu 2024 segue as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Todos os candidatos inscritos no Sisu foram classificados, conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, foi aplicada a reserva de vagas ofertada pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino.

A atualização da Lei de Cotas trouxe como novidade a inclusão de quilombolas em uma subcota, juntando-se a indígenas e negros (cota racial), pessoas com deficiência e de baixa renda. Esses grupos estão inseridos na reserva de vagas (cota geral) para pessoas que estudaram integralmente em escola pública (50% das vagas).

Todas as informações e o cronograma referentes ao processo podem ser consultados no site Sisu UFMG 2024.

Veja a agenda do calouro.