Arte e Cultura

Do bem viver ao tambor mineiro: aulas abertas ocupam espaços públicos no Festival de Inverno

Black A comanda a aula Danças urbanas - popping e locking
Black A comanda a aula Danças urbanas - popping e locking Foto: Foca Lisboa / UFMG

Na manhã desta terça-feira, 19, a Praça da Liberdade, na Savassi, recebe a aula aberta Danças para o bem viver, de Dudude Herrmann. A atividade será realizada das 10h às 11h30 e é gratuita, a exemplo de todas as aulas abertas do Festival de Inverno. Também não é necessário fazer inscrição.

À tarde, das 15h às 16h30, haverá outras quatro aulas abertas em diferentes locais da cidade. Valéria Braga ministra Canto da praça, de canto coletivo, na barragem Santa Lúcia, no bairro São Bento, e Black A vai à Praça José Verano da Silva, no Barreiro de Cima, para oferecer a aula Danças urbanas – popping e locking.

Janaína Rodrigues, por sua vez, ministra a aula de expressão corporal O corpo é um ato, na Praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia. E Maurício Tizumba estará na Praça Manoel Batista Baía, no bairro Mantiqueira, em Venda Nova, para a aula musical O som que vem do tambor mineiro.

Mitos como chave para a comunicação
Também será realizada hoje a última aula do minicurso Mitologias: espaço e tempo, em que o professor da Faculdade de Letras Jacyntho Lins Brandão relaciona espaço, tempo e mitologias.

Em vídeo produzido pelas Redes Sociais da UFMG, Jacyntho explica as linhas gerais da reflexão teórica que direciona a atividade: “É da experiência no espaço que a gente vai deduzir a nossa experiência temporal”, diz. “As mitologias vão explicar como isso acontece”, sintetiza.

Para Jacyntho, o mito é o lugar-comum de uma cultura: sua função é, em última instância, favorecer a comunicação e estabelecer o aspecto sensível da vivência em comunidade. “Se uma cultura não tiver lugares-comuns, será ininteligível o que um estiver falando com o outro”, argumenta. Assista ao vídeo.

A programação do dia será encerrada com o show Diálogos entre música e dança, no Conservatório UFMG, a partir das 20h. Em encontro inédito, o pianista Benjamim Taubkin e a bailarina Flaira Ferro procuram subverter as especificidades das duas linguagens artísticas a que se dedicam. A apresentação é gratuita.