Pesquisa e Inovação

Docentes da UFMG vão ministrar 11 conferências na 69ª Reunião

Clélio Campolina vai discutir os desafios e imperativos para a ciência e a tecnologia brasileiras
Clélio Campolina vai discutir os desafios e imperativos para a ciência e a tecnologia brasileiras Foto: Foca Lisboa / UFMG

Cerca de 60 docentes e pesquisadores da UFMG vão participar como conferencistas, palestrantes, debatedores ou coordenadores de mesas na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 16 a 22 de julho, no campus Pampulha, em Belo Horizonte.

No maior evento científico da América Latina, os docentes da UFMG vão contribuir com grande diversidade de temas, entre os quais, saúde, tecnologia, biodiversidade, gênero, ética na pesquisa e formação de recursos humanos.

Além dos que vão atuar como palestrantes e mediadores, 11 pesquisadores da Universidade irão proferir conferências, quatro das quais no dia 17: João Pinto Furtado, do Departamento de História, vai abordar A Inconfidência Mineira, no Auditório A 102 do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2); Robson Augusto Souza dos Santos, do Departamento de Fisiologia e Biofísica, discutirá Inovação farmacêutica: da ideia ao produto na Sala C 307 do CAD 2; Antônio Carlos Pedrosa-Soares, do Centro de Pesquisa Professor Manoel Teixeira da Costa, do Instituto de Geociências, abordará A contribuição da UFMG para a cartografia geológica de Minas Gerais e Espírito Santo: desdobramentos científicos, na Sala B 412 do CAD2; Marco Aurélio Máximo Prado, do Departamento de Psicologia, ministrará a conferência Psicologia e democracia: subjetivações políticas em questão, na Sala B 404 do CAD 2.

No dia 18, Bernardo Nunes Borges de Lima, do Departamento de Matemática, fará a conferência Cara ou coroa? Dos jogos de azar aos desafios da probabilidade contemporânea – os 300 anos de Ars Conjectandi, na Sala B 404 do CAD 2.

Ado Jorio
Ado Jorio Foto: Augusto Lacerda

O pró-reitor de Pesquisa da UFMG e professor do Departamento de Física, Ado Jório de Vasconcelos, abordará, no dia 19, Um modelo para o desenvolvimento da nanotecnologia no Brasil, na Sala B 304 do CAD 2.

No dia seguinte, haverá três conferências de professores da UFMG: Carlos Alberto Lombardi Filgueiras, do Departamento de Química, discorrerá sobre A História da Química no Brasil, na Sala B 304 do CAD 2; Marcelo Henrique Mamede Lewer, do Departamento de Anatomia e Imagem da Faculdade de Medicina, tratará de Imagem molecular na inovação da medicina personalizada, na Sala B 412 do CAD 2; José Francisco Soares, do Departamento de Ciências Aplicadas a Educação, discutirá o tema Medida das desigualdades de aprendizado entre estudantes de ensino fundamental, no Auditório A 104 do CAD 2.

Ex-ministro de Ciência e Tecnologia, reitor da UFMG no período 2010-2014 e professor emérito da Faculdade de Ciências Econômicas, Clélio Campolina Diniz fará, no dia 21, a conferência Desnacionalização e desindustrialização: desafios e imperativos para a ciência e a tecnologia brasileiras, no Auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas. No mesmo dia, Rossimiriam Pereira de Freitas, professora do Departamento de Química, discutirá o tema Biomassas brasileiras: desenvolvimento de projetos sustentáveis, na Sala B 304 do CAD 2.

Todas as conferências serão realizadas às 10h30, algumas das quais no âmbito de eventos específicos que compõem a programação da 69ª Reunião, a exemplo da SBPC Inovação, e em atividades propostas por sociedades científicas como a Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso), a Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) e a Sociedade Brasileira de Química (SBQ).