Notícias Externas

Dona Ivone Lara e seu centenário são tema de entrevista no Noite Ilustrada

Cantora foi a primeira mulher a assinar um samba-enredo e a integrar a ala de compositores de uma escola

Além da música: Dona Ivone Lara atuou como assistente social e enfermeira, participando da reforma psiquiátrica no Brasil
Além da música: Dona Ivone Lara atuou como assistente social e enfermeira, participando da reforma psiquiátrica no Brasil Dicionário Cravo Albin/Divulgação

Nesta semana, no dia 13 de abril, são celebrados os 100 anos de nascimento da lendária sambista Dona Ivone Lara. A cantora, compositora e instrumentista abriu caminho para que gerações de mulheres ocupassem espaço na música, sendo ela a primeira a assinar um samba-enredo e a integrar a ala de compositores de uma escola. Pioneira no gênero, participou também da formação do Império Serrano e gravou mais de 15 álbuns ao longo de sua trajetória, ganhando o título popular de Grande Dama do Samba. Várias de suas composições, como Sonho Meu e Acreditar, se tornaram clássicos da Música Popular Brasileira, sendo interpretadas por alguns dos maiores nomes do cenário nacional.

A consagrada carreira artística, entretanto, representa apenas uma das facetas do brilhantismo de Dona Ivone Lara. Antes disso, a sambista atuou como assistente social e enfermeira, assumindo um papel importante na reforma psiquiátrica e se destacando como uma das primeiras mulheres negras a se formar em um curso de graduação no país. A artista morreu no dia 16 de abril de 2018, pouco depois de completar 96 anos, em decorrência de uma insuficiência cardiorrespiratória, deixando um legado imensurável para a música brasileira. 

Para celebrar um século do nascimento de Dona Ivone Lara e explorar a rica trajetória da Dama do Samba, o Noite Ilustrada dessa terça, 12, recebeu dois convidados: o músico, cavaquinista, professor e amigo da cantora, Bruno Castro, e o jornalista, escritor e autor da biografia Dona Ivone Lara: A primeira dama do samba, Lucas Mobile.

Ouça as entrevistas completas no Soundcloud.

Em homenagem ao centenário dessa lenda da música, foi lançado Baú da Dona Ivone, compilação de 18 faixas gravadas por vários artistas como Caetano Veloso, Dudu Nobre, e o próprio Bruno Castro, nosso entrevistado. O álbum está disponível nas plataformas de streaming.

O livro Dona Ivone Lara: A primeira dama do samba, que conta sua história desde o trabalho na área da saúde até o estrelato como ícone do samba, escrito por Lucas Mobile, nosso outro entrevistado, é uma publicação da Sonora Editora e pode ser encontrado em formato físico e digital em diversas lojas online.

Produção: Guilherme Thomaz e Laura Portugal, sob orientação de Breno Rodrigues e Luiza Glória
Publicação: Alessandra Dantas