Arte e Cultura

Dona Jandira e Túlio Mourão revelam suas 'afinidades' em show no auditório da Reitoria

Mourão e Dona Jandira interpretam Chaplin, Noel, Roberto e Erasmo
Mourão e Dona Jandira interpretam Chaplin, Noel, Roberto e Erasmo Divulgação

Amanhã, 23 de agosto, o projeto Quarta Doze e Trinta, que habitualmente recebe espetáculos na Praça de Serviços do campus Pampulha, abrirá as portas do auditório da Reitoria para o show Afinidades, de Dona Jandira e do pianista e arranjador Túlio Mourão. A apresentação terá início às 12h30, com entrada franca.

Afinidades mescla a voz de Dona Jandira às referências eruditas e contemporâneas de Mourão. A escolha de repertório visa celebrar composições de autores que romperam limites temporais e geográficos, como Noel Rosa, Roberto e Erasmo Carlos, Charles Chaplin e Roy Bennett.

Os artistas
Dona Jandira nasceu em Maceió, mas se radicou em Ouro Branco, Minas Gerais. Desde 2004, quando começou sua carreira, aos 66 anos, a cantora fez centenas de apresentações pelo país, gravou CDs e um DVD - este gravado ao vivo no Teatro Sesiminas. Ela também criou o projeto Encontro de Compositores, que viabiliza a divulgação do trabalho de artistas mineiros, e o Espaço Multicultural Dona Jandira, em Itatiaia, no interior do estado.

Túlio Mourão conquistou prêmios nacionais como o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e trabalhou com artistas consagrados como Milton Nascimento, Chico Buarque e Maria Bethânia. Ele também integrou uma das formações da banda Os Mutantes.

Promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), o Quarta Doze Trinta integra o projeto Muitas Culturas nos Campi. Neste semestre, o projeto foi retomado no último dia 16 com o show Do carimbó ao congado. Confira o vídeo produzido pela TV UFMG:

Com Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural