Pesquisa e Inovação

Doutoranda da Psicologia lança livro sobre o impulso suicida e sua relação com o objeto materno

dfgdfgfdg
x Remover

A doutoranda em Psicologia Elisa de Santa Cecília Massa lança neste sábado, 4, o livro As horas que separam duas mortes: da melancolia ao impulso suicida, desdobramento de sua dissertação de mestrado.

Na obra, a autora investiga o tema do suicídio e sua relação com o objeto materno, a partir do estudo da melancolia e da pulsão de morte freudiana.

Para a análise, feita à luz da teoria psicanalítica, Elisa se vale da relação estabelecida entre personagens do filme As horas, de 2002, dirigido por Stephen Daldry. A película aborda, ficcionalmente, a vida da escritora Virginia Woolf, que se suicidou.

O livro se divide em três partes. Em Bases freudianas para estudo acerca do suicídio, a autora introduz considerações sobre a morte, o debate sobre o suicídio e o surgimento da pulsão de morte, entre outras questões.

Na segunda parte, As marcas das primeiras relações objetais no inconsciente, a autora discute temas como a função do objeto materno em relação ao surgimento da pulsão de morte. Finalmente, em O afogamento na angústia no filme ‘As horas’, Elisa mobiliza a biografia de Virginia Woolf e o filme inspirado em sua vida para discutir outras questões relativas ao suicídio.

Elisa de Santa Cecília Massa é mestre e doutoranda em estudos psicanalíticos pela UFMG e responde pela Diretoria de Orientação Socioeducativa da Secretaria de Defesa Social (Seds) de Minas Gerais.

O lançamento será das 9h às 12h, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, que fica na Praça da Liberdade, 21, Funcionários. Informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3269-1166.

Livro: As horas que separam duas mortes: da melancolia ao impulso suicida
Autora: Elisa de Santa Cecília Massa
Editora CRV
146 páginas / R$ 38,90 (preço de capa)