Arte e Cultura

E o vento levou entra em domínio público, saiba mais sobre o livro e o contexto histórico

O programa Universo Literário conversou com a professora Isabel Cristina de Souza sobre o assunto

Capa do livro ... E o vento levou
Capa do livro ... E o vento levou Editora Record

A Guerra Civil Americana, também conhecida como Guerra de Secessão, ocorreu nos Estados Unidos entre 1861 e 1865. Durante esses quatro anos, a região sul e norte entraram em um conflito, que teve como mote a falta de consenso entre ambos os lados sobre o uso de mão de obra escrava. Enquanto o Norte, industrializado, defendia a abolição da escravidão, o Sul, basicamente agrário, dependia dela para a manutenção da sua economia. O conflito terminou com a vitória da região norte e a abolição da escravidão. Os anos seguintes à guerra foram marcados por uma reestruturação de todo o país, que sofreu com as consequências da longa duração da batalha.

Na literatura, várias obras trataram desse conflito ou tiveram ele como ambiente para outras histórias, que de alguma forma dialogavam com os eventos que ocorreram durante aquele período. Um exemplo é o livro …E o Vento Levou, escrito pela autora Margaret Mitchell. A obra tem como protagonista a icônica personagem Scarlett O'Hara, que apaixonada pelo nobre Ashley Wilkes, vê a sua vida se transforma com o início da Guerra de Secessão. Durante o conflito, ela precisa lutar pela própria sobrevivência, assim como pela manutenção das terras da família. Ao longo da obra, são tratados temas relacionados à paixão, à guerra e aos problemas sociais inerentes aquele período. Neste ano, o livro …E o Vento Levou de Margaret Mitchell entrou em domínio público e para saber mais sobre a obra, o programa Universo Literário conversou com a professora Isabel Cristina de Souza. Ela é autora do artigo Representações da mulher do Sul dos Estados Unidos: Gone With The Wind, De Margaret Mitchell Marsh, E A Rose For Emily, De William Faulkner.

Ouça a conversa com Rodolfo Morais

Esse ano a publicação entrou em Domínio Público, já que em dois mil e dezenove completou-se setenta anos da morte da autora. Você pode ter acesso a ela pelo Portal Domínio Público

Produção: Rodolfo Morais, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória