Notícias Externas

Edição 2021 da Cinefantasy tem protagonismo feminino e homenagem a Helena Ignez

Diretora e curadora geral do festival, Monica Trigo, conversou com o programa Expresso 104,5

Helena Ignez, homenageada da edição
Helena Ignez, homenageada da edição Divulgação / Cinefantasy

Pela primeira vez, o Festival Internacional de Cinema Fantástico (Cinefantasy) apresenta uma edição construída totalmente por mulheres. Em sua 12º edição, o festival conta com 15 curadoras, 45 juradas e 111 filmes de 34 países, contemplando cinco continentes. Entre os filmes selecionados, 41 são brasileiros e todos os longametragens internacionais são inéditos no Brasil. 

O festival apresenta 15 mostras competitivas que se dividem em filmes feitos por mulheres, pessoas negras, que têm como tema a diversidade, em gêneros como horror, animação, documentário, ficção científica, entre outros. Além disso, a programação presta homenagem à cineasta brasileira Helena Ignez, propõe atividades de formação como debates, workshops e também uma exposição da artista Daniela Távora, que busca ressignificar as relações artísticas e influências entre mulheres na trajetória umas das outras. 

A diretora e curadora geral da 12ª Cinefantasy, Monica Trigo, foi a entrevista do programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, nesta sexta-feira, 10.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto no SoundCloud.

O Cinefantasy tem início às 20h desta sexta-feira, 10, e segue até 19 de setembro. Além do site oficial, o festival conta com perfil no Instagram.

Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Filipe Sartoreto