Edição de fevereiro de mostra de cinema e psicanálise exibe filme sobre gêmeos
No programa Conexões, psiquiatra e psicanalista Antonio Beneti abordou relação entre cinema e psicanálise
Em 1895, os irmãos Auguste e Louis Lumière projetavam publicamente o primeiro filme da história. No ano seguinte, 1896, enquanto os Estados Unidos se consolidavam como potência mundial, o psiquiatra alemão Sigmund Freud publicava um artigo no qual utilizava um termo até então desconhecido: psicanálise.
A aproximação dessas duas áreas, cinema e psicanálise, que nasceram juntas, rende muito assunto no mundo contemporâneo e é o tema da mostra de filmes permanente Cinema e Psicanálise, da Fundação Clóvis Salgado (FCS).
A mostra exibe nesta sexta-feira, 2, no Cine Humberto Mauro, o filme Gêmeos, Mórbida Semelhança, de David Cronenberg. A exibição será às 19h30, com entrada gratuita, mediante retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão.
O psiquiatra e psicanalista Antonio Beneti, que vai comentar a sessão de amanhã, concedeu entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta quinta-feira, 1º.
O Cine Humberto Mauro fica no Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3236-7400 ou consultadas no site da FCS.