Extensão

Edital seleciona produtores para a feira agroecológica

Inscrições começam no próximo dia 28

Feira agroecológica pode ser visitada das 9h às 18h
Estande em uma das edições da FeiraFred Lamego / UFMG

Agricultores e produtores que trabalham em consonância com os princípios da agricultura familiar e agroecológica podem se candidatar ao processo de seleção da Feira Agroecológica e da Economia Popular e Solidária da UFMG. As inscrições começam na próxima segunda, 28, e terminam em 1º de fevereiro.

A seleção visa preencher 46 vagas e formar um cadastro de reserva. Os produtores deverão se candidatar de acordo com o produto a ser comercializado, como hortaliças, alimentos, bebidas não alcoólicas, itens de higiene pessoal e da medicina natural, mudas e materiais para cultivo de plantas. É vedada a venda de produtos industrializados e fumígenos, contendo ou não tabaco.

Para se inscrever, o interessado deverá entregar a documentação, descrita no item 6.1 do edital, na sede do Departamento de Gestão Ambiental (DGA) da UFMG, até o término do prazo de inscrições. A entrega deverá ser feita em dias úteis, das 9 às 11h e das 14h às 16h, em envelope único lacrado.

Condições
Os produtores selecionados deverão se comprometer a participar das edições da feira conforme calendário definido anualmente pela Pró-reitoria de Administração (PRA). Também cabe ao selecionado zelar pelo transporte, armazenamento e exposição dos produtos. A Feira ocorrerá às quartas-feiras, na primeira e na terceira semana do mês, das 9h às 17h, na Praça de Serviços. Eventualmente, datas, horários e o local da exposição poderão ser alterados.

Candidatos provenientes de assentamentos de reforma agrária, associações ou formas de organização coletiva terão preferência na seleção, que tem validade de um ano, podendo ser prorrogada por igual período. Leia o edital.

Sem agrotóxicos
Realizada quinzenalmente nos meses letivos, a feira tem o objetivo de promover a agricultura familiar, rural ou urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os produtos são manufaturados artesanalmente com matéria-prima orgânica, livre de agrotóxicos.

Saiba mais sobre a agroecologia neste vídeo produzido pela TV UFMG em uma das edições da feira.