Arte e Cultura

Editora UFMG lança nove livros infantis em Ouro Preto

Evento será nesta sexta e integra programação do festival de inverno da cidade

Imagens das capas dos seis primeiros livros da coleção
Capas de alguns livros que integram a coleçãoReprodução

A Editora UFMG lança, nesta sexta-feira, 13 de julho, a partir das 14h, nove livros do selo infantil Estraladabão. O evento, que integra a programação do Festival de Inverno de Ouro Preto, será no Salão São João del Rei – Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Rua Diogo de Vasconcelos, 328, Pilar). 

Os livros, de autoria de professores da UFMG, abordam temas como a extinção de animais, a origem das águas, os mecanismos da dor e a produção da música por meio da voz. Confira os lançamentos:

Pra que serve a arte? (Ana Cristina Pereira, Rosvita Kolb Bernardes e Eliette Aleixo) – Aborda a concepção de crianças sobre o processo artístico e discute, de forma lúdica, a capacidade humana da criação.

Quem inventou o lápis? (Isabel Frade, Maria Zélia Versiani e Tatiana Kawanishi)  – Conta a história do objeto que possibilitou ao ser humano deixar marcas por onde passou. 

O que é um livro?  (Ana Elisa Ribeiro e Anna Cunha) – Conduz as crianças a um passeio pela produção do livro, mostrando como ele é feito, quando surgiu e como a tecnologia pode influenciar as práticas de leitura. 

Por que os animais entram em extinção? (Bernardo Gontijo e Rafaela Miyai) – Aborda o ciclo da vida na terra e a razão da extinção de algumas espécies de seres vivos. 

O que existe? O que não existe? (Carla Coscarelli e Cláudia Jussan) – Explica para as crianças as várias formas de existência das coisas. 

De onde vem as águas dos rios? (Bernardo Gontijo e Jane Oliveira) – Conta a história dos caminhos que a água percorre por todo o Planeta. 

Flores e frutas (Adlane Vilas-Boas e Bruno Assis Fonseca) – Explica como crescem as frutas. 

Ai que dor! (Débora Reis, Helena Gontijo, Luciana Hoffert e Rayanne Vieira) – Ensina por que sentimos dor.

Musiquês... É uma língua ou uma música? (Betania Parizzi, João Gabriel Marques e José Lara) – Mostra de onde vem a voz e como produzimos a música por meio dela.

[Atualização em 12/07, às 15h45: o horário do lançamento foi antecipado das 17h para 14h]