Arte e Cultura

Editora UFMG lança obra sobre cultura andina e história do Peru

b
b Divulgação

A Editora UFMG lança nesta quinta-feira, 13, às 18h30, em Salvador (BA), o livro A encenação do sujeito e cosmogonia andinos: César Vallejo e Yuyachkani, da professora Carla Dameane Pereira de Souza, da Universidade Federal da Bahia.

O livro traz uma análise atualizada da literatura dramática de César Vallejo e dos textos espetaculares e da prática teatral do Grupo Cultural Yuyachkani. O trabalho é resultado de pesquisas sobre aspectos cosmogônicos da cultura andina e da história do Peru e amplia os estudos andinos realizados no Brasil.

A autora estabelece diálogos entre os fazeres teatrais de Vallejo e Yuyachkani com temáticas relacionadas a direitos humanos, em distintos contextos históricos vividos pelo Peru, como o conflito armado no período 1980-2000.

Carla Dameane Pereira de Souza é doutora em Literaturas Modernas e Contemporâneas pela UFMG, professora adjunta do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia e coordenadora adjunta do Núcleo Permanente de Extensão em Letras (Nupel) da mesma universidade. Ela atua no Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura da UFBA nas linhas de pesquisa Documentos da memória cultural e Estudos da tradução cultural e intersemiótica. A professora também é performer no Coletivo Pixote.

O lançamento será no Lebowski Pub (Rua da Paciência, 127, Térreo, Rio Vermelho, Salvador-BA). O livro custa R$ 49 e pode ser adquirido por meio do site da Editora UFMG.

Assessoria de Comunicação da Editora UFMG