Pessoas

Eduardo Rios-Neto, do Cedeplar, toma posse como membro titular na ABC

Professor foi eleito em dezembro para integrar a área de Ciências Sociais da entidade

a
Rios-Neto pretende estruturar um grupo de pesquisa sobre demografia e educaçãoFoca Lisboa / UFMG

O professor Eduardo Rios-Neto, aposentado do Departamento de Demografia da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), será empossado nesta quarta, dia 9, como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na área de Ciências Sociais. A cerimônia ocorrerá no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, a partir das 18h30.

“Não posso negar que era um sonho, por se tratar de uma instituição de valorização e promoção do campo científico e que se posiciona perante a sociedade. Um exemplo disso é que a ABC acaba de divulgar um documento para os candidatos à Presidência sobre sua posição relativa à política científica no país”, informa o professor Rios-Neto. Fundada em 1916, a ABC atua como sociedade científica honorífica e tem como objetivo o desenvolvimento científico do país e a interação de cientistas.

Sobre a área que irá representar a Ciências Sociais e o seu campo de pesquisa, a demografia, o professor Rios-Neto considera que elas têm grande potencial de crescimento. “Representar a Demografia na ABC é uma conquista. E a própria área de Ciências Sociais é muito nova nessa instituição centenária. Ainda há muito a expandir dentro do contexto da ABC”.

Rios-Neto foi eleito na assembleia geral da ABC realizada em dezembro passado, na qual também foram selecionados membros titulares para outras nove áreas, três correspondentes de universidades estrangeiras e membros afiliados em todas as regiões do país, entre eles, o professor da UFMG Alexander Birbrair, do Departamento de Patologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

“A eleição na ABC não só representa um reconhecimento de minha trajetória pessoal, que foi permeada de desafios e limitações. É uma conquista de um espaço para a minha área, a demografia, para a minha instituição, a UFMG, para o conjunto de colaboradores científicos (coautores, parceiros de pesquisa, orientando e alunos) e para os interesses sociais que pretendo representar”, explica Rios-Neto.

Trajetória acadêmica
Eduardo Rios-Neto ingressou, em 1980, como professor do Departamento de Demografia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. É doutor em Demografia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), com residência pós-doutoral na Universidade do Texas (Austin). Logo após se aposentar, em junho de 2015, atuou como Professor Lemann, durante um ano e meio, na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.

Ao retornar, lecionou no curso de Demografia da Educação na pós-graduação no Cedeplar. “Atualmente estou tentando definir meu papel como aposentado e voluntário na UFMG. Isto envolve parcerias internacionais de pesquisa. Desejo também retomar a montagem de um grupo de Demografia da Educação no Cedeplar, com os colegas ainda ativos. Tenho trabalhado em parceria com professores do Departamento de Ciência da Computação com foco na ciência dos dados e sua aplicação em políticas públicas”, explica Rios-Neto.

Cláudia Amorim