Notícias Externas

Em 2017, Dia Mundial do Diabetes enfoca maior incidência da doença entre as mulheres

Programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, levou ao ar entrevista com endocrinologista da UFMG

Teste de glicemia: fundamental para diagnóstico do diabetes
Teste de glicemia: fundamental para diagnóstico do diabetes Marcelo Camargo/Agência Brasil / CC BY 2.0 / Flickr: http://bit.ly/2yZCgXd

Nesta terça-feira, 14 de Novembro, é o Dia Mundial do Diabetes. A data foi criada em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes, em conjunto com a Organização Mundial da Saúde, em resposta aos crescentes diagnósticos da doença no mundo. A data escolhida é uma homenagem a Frederick Banting, aniversariante do dia, que, junto a Charles Best, teve a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

Anualmente, uma campanha temática é lançada com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e o tratamento do diabetes. Em 2017, o tema escolhido foi Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, o diabetes atinge nove milhões de brasileiros – o que corresponde a 6,2% da população adulta. Entre as mulheres, a incidência da doença é maior: são 5,4 milhões de mulheres, ante 3,6 milhões de homens.

Na edição desta terça, o Programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, levou ao ar entrevista com endocrinologista Leonardo Luiz, professor aposentado, que atualmente atua como convidado do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, com atividade docente assistencial no ambulatório do serviço de endocrinologia do Hospital das Clínicas da UFMG.

ouca-a-conversa-com-luiza-gloria-14-11-2017.mp3

Outras informações podem ser consultadas no site oficial da campanha de prevenção, controle e tratamento do diabetes no Brasil.