Pesquisa e Inovação

Em evento nesta semana, UFMG definirá diretrizes para sua política de saúde mental

Jaime Ramírez: UFMG precisa avançar em ações de saúde mental
Jaime Ramírez: UFMG precisa avançar em ações de saúde mental Foca Lisboa / UFMG

O reitor Jaime Ramírez disse nesta segunda-feira, durante a abertura da 4ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, que a instituição está empenhada em definir uma política para orientar ações em benefício do bem-estar da comunidade universitária.

“A nossa Universidade ainda tem muito a avançar no sentido de reconhecer e criar políticas para que nós possamos tratar de maneira adequada os nossos docentes, os nossos colegas servidores técnico-administrativos e os nossos discentes. Só uma rede de atenção é capaz de dar conta de uma demanda tão complexa como essa”, afirmou o reitor, ao destacar a importância da realização do evento.

Pesquisador Paulo Amarante
Pesquisador Paulo Amarante Foca Lisboa / UFMG

Na cerimônia de abertura, realizada no auditório da Reitoria, o pesquisador Paulo Amarante, da Fiocruz, e vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), ministrou a conferência Por uma vida menos solitária, em que relacionou a ideia de vida menos solitária com a de uma vida mais solidária.

“Na saúde mental, estamos deslocando o nosso eixo de trabalho do tratamento da doença, baseada na psiquiatria, para uma ideia de produzir saúde, produzir vida. O que estamos buscando é entender que, pela arte, pela cultura, pelo relacionamento e pelo trabalho criativo, é possível desenvolver novas possibilidades de saúde, subjetividades e relações”, defendeu. “Em vez de tratar individualmente os doentes, podemos tratar grupos”, afirmou.

A comunicação de Amarante foi introduzida por Claudia Mayorga, pró-reitora adjunta de Extensão e coordenadora geral do evento. “A semana é o resultado de um trabalho em rede, em que diversos setores da Universidade têm feito o esforço de se deslocar do seu lugar de conforto para pensar ações conjuntas, colaborativas”, afirmou.

Claudia Mayorga destacou “o ponto alto” da programação: o Fórum de saúde mental da UFMG: diretrizes para a saúde mental universitária, que será realizado a partir das 9h de sexta-feira, 20, no auditório da Reitoria, sob a condução da Comissão Institucional de Saúde Mental (Cisme) da UFMG.

Pró-reitora adjunta de Extensão Cláudia Mayorga
Pró-reitora adjunta de Extensão Cláudia Mayorga Foca Lisboa / UFMG

“Nesse momento, a Comissão vai apresentar um primeiro parecer sobre a situação da saúde mental em nossa Universidade. A expectativa é que, a partir do debate que vai se seguir a essa apresentação, uma política de saúde mental ‘da’ e ‘para’ a UFMG se concretize”, afirmou.

São grandes as expectativas em relação ao trabalho que será desenvolvido pelo fórum, afirmou Maria Stella Goulart, presidente da Comissão Institucional de Saúde Mental (Cisme) e coordenadora da comissão científica do evento. A professora vê a possibilidade de a UFMG se transformar em referência no Brasil no que diz respeito à construção de políticas de saúde mental efetivamente participativas.

Professora Maria Stella Goulart
Professora Maria Stella Goulart Foca Lisboa / UFMG

“Queremos definir diretrizes para estimular a execução de ações específicas. O Reitorado está muito sensibilizado em relação à importância desse tema. Estamos caminhando para superar o grande desconhecimento que ainda existe hoje sobre as questões relativas à saúde mental”, afirmou.

A 4ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG começou no domingo, com a apresentação de espetáculo teatral no Sesc Palladium, e segue até sexta-feira, 20, com conferências, mesas-redondas, rodas de conversa e exposição de painéis, além de programação cultural com espetáculos de teatro e música, oficina de fantasia, caminhada, feira, piquenique e mostra de fotografias.

Os eventos estão distribuídos entre os campi Pampulha e Saúde, o Sesc Palladium e o Espaço do Conhecimento UFMG.

Organizado pelas pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Assuntos Estudantis (Prae), a Semana de Saúde Mental e Inclusão Social promove debate entre a comunidade acadêmica e a sociedade sobre o tema da reforma psiquiátrica, tendo em vista o oferecimento de tratamento em liberdade às pessoas com sofrimento mental. A programação pode ser consultada no site do evento.

Também compuseram a mesa do evento de abertura, o estudante Gustavo Melo, do curso de Medicina, o representante da Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (Asussam), Paulo dos Reis Braga, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Tarcísio Mauro Vago, coordenador da comissão organizadora do evento, a vice-reitora Sandra Goulart Almeida e a representante do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes), Maria José Gomes Silva.

Atores encenam esquete do espetáculo Nos porões da loucura, que será apresentado no grande teatro do Sesc Palladium no dia 20, às 20h, gratuitamente, no encerramento da Semana. Os ingressos devem ser retirados no local, uma hora antes do início da sessão, mediante apresentação de comprovante de inscrição. Foca Lisboa / UFMG