Notícias Externas

Em ‘Nordeste Ficção’, Juliana Linhares traz à tona a pluralidade musical da região e do Brasil

Cantora faz sua estreia solo com disco múltiplo que revela uma riqueza nordestina que muitas vezes não é percebida

A cantora traz o livro 'A Invenção do Nordeste e Outras Artes', de Durval Muniz de Albuquerque Júnior, como uma das inspirações para o álbum
A cantora traz o livro 'A Invenção do Nordeste e Outras Artes', de Durval Muniz de Albuquerque Júnior, como uma das inspirações para o álbum Clarice-Lissovsky / Divulgação

A cantora potiguar Juliana Linhares lança o disco Nordeste Ficção. Ela é vocalista da banda Pietá desde 2012 e reside no Rio de Janeiro, mas nasceu e cresceu em Natal. A mudança de cidade e a relação da compositora com sua identidade regional são a força guia do álbum, que reflete sobre o significado de ser nordestino e o imaginário da região na cultura popular. O disco tem 11 faixas, 9 inéditas e 2 regravações, sendo uma delas do clássico regional Tareco e Mariola. Entre as inéditas, estão uma colaboração com a carioca Letrux, na música Aburguesar, e outra colaboração com o maranhense Zeca Baleiro, intitulada Meu Amor Afinal de Contas. O álbum também inclui parcerias em composições com Chico César, que escreveu duas faixas ao lado de Linhares: Lambada da Lambida e Embrulho.

Linhares planejava um disco ao vivo e, de repente, se viu em meio a uma pandemia. Fazer Nordeste Ficção em isolamento, fez ela e o produtor musical da obra, Elísio Freitas, perceberem a potencialidade que seria cada músico gravando de sua casa. "Isso reforça o lugar do plural porque faz com que a gente possa fazer qualquer coisa com cada música, cada música pode ter quem a gente quiser, de qualquer lugar e a gente faz de cada música um universo e é esse o conceito, mesmo", contou a artista à Rádio UFMG Educativa.

A cantora define o novo trabalho como “uma tentativa, um desejo de abrir um espaço de discussão na cabeça da gente, na sociedade, para olhar para o nordeste com outros discursos, outros olhares, além desse olhar dos estereótipos que a gente tem tão bem construídos e colocados na cabeça das pessoas. Eu queria fazer um disco que fizesse um passeio pela música brasileira tendo referência na música nordestina, apontando uma pluralidade grande que o nordeste tem e que muitas vezes a gente não sabe”.

Em entrevista ao programa Noite Ilustrada desta quinta, 6, a artista Juliana Linhares detalhou a proposta do novo trabalho, falou sobre o pouco tempo para finalizar o disco e como foram feitas as parcerias com Zeca Baleiro, Chico César e a cantora Letrux. Nordeste Ficção já está disponível em todas as plataformas digitais. Para acompanhar a carreira de Juliana Linhares, siga o perfil dela no Instagram.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção: Maron Filho e Carlos Ortega, sob orientação de Luiza Glória

Publicação: Alessandra Dantas