Arte e Cultura

'Aulas abertas': Lucia Castello Branco recita poemas em vídeo gravado no litoral baiano

No encontro do rio com o mar, professora da Fale faz oferendas a Oxum e Iemanjá

Na praia de Massarandupió, no litoral baiano, onde o rio encontra o mar, a professora Lucia Castello Branco, da Faculdade de Letras, apresenta uma aula-poema em mais um episódio do projeto Aulas abertas, do Centro Cultural UFMG.

Na margem do rio, Lucia faz uma oferenda a Oxum, deusa das águas doces, e lê o poema Décimo nono dia, de sua autoria, que se inicia com o trecho: Acordar com o barulho do mar. Talvez ela nunca tivesse imaginado que isso fosse possível. “Porque as ondas embalam”— ela teria dito, certa vez, ao senhor que insistia em não compreender por que ela se movera até ali. Era o décimo nono dia, e a amiga lhe oferecera a metanoite. O real, lugar envolvente e sublime da metanoite, está para além da noite.

Caminhando em direção ao mar, já na beira da praia, a escritora leva uma flor a Iemanjá e faz a leitura do texto A boa nova anunciada à natureza, da autora portuguesa Maria Gabriela Llansol, cuja obra é pesquisada por Lúcia desde 1992.

Assista à aula-poema no vídeo a seguir.

Lucia Castello Branco é escritora, psicanalista e professora em programas de pós-graduação da UFMG e da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora do CNPq desde 1991, dirigiu os documentários Língua de brincar, sobre Manoel de Barros, e Redemoinho-poema, sobre Maria Gabriela Llansol. Atualmente, ela coordena o projeto interinstitucional Intervenções bárbaras: o ensino como ato poético, que reúne seis universidades federais brasileiras.

O projeto Aulas abertas oferece ambiente de compartilhamento de ideias, conceitos, experiências e discussões contextualizadas pelo atual momento de crise. Uma nova aula é publicada toda semana nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) e no site do Centro Cultural UFMG. Todos os vídeos já lançados permanecem disponíveis nessas plataformas.