Arte e Cultura

Em show no Conservatório, Dona Jandira recebe sambista da Velha Guarda de BH

Dona Jandira começou tardiamente a sua carreira musical
Dona Jandira começou tardiamente a sua carreira musical Foto: Camila Rocha/divulgação

Duas expoentes do samba mineiro sobem, amanhã, ao palco do Quarta Cultural, no Conservatório UFMG. A compositora Dona Jandira [foto], que iniciou sua carreira profissional aos 66 anos de idade, recebe a sambista Dona Elisa Pretinha, da Velha Guarda do Samba de BH. A apresentação, que integra a série Encontro de compositores com Dona Jandira, será realizada nesta quarta-feira, 27, a partir das 12h30, no Conservatório UFMG.

Nascida em Alagoas, Jandira mudou-se para Minas para trabalhar como educadora e dedicar-se ao artesanato. Desde criança estudava música, mas não recebeu incentivo para abraçar a música como profissão. Sua carreira começou por acaso, quando precisou de um registro profissional de músico, para atividades que desenvolvia com um coral infantil, ocasião em que conheceu o músico e produtor José Dias, que ficou encantado com a força e o talento da cantora.

Em agosto de 2008, lançou seu primeiro CD, interpretando clássicos de artistas como Lupicínio Rodrigues, Ary Barroso e Ataulfo Alves. Hoje, aos 76 anos, e com dez de carreira, contabiliza centenas de apresentações. Uma delas resultou em um DVD gravado ao vivo no Teatro Sesi Minas.

No encontro desta quarta, a convidada é a poeta, cantora e compositora Dona Elisa Pretinha. Elisa, que ao longo de sua carreira acumulou premiações por seus sambas-enredo, apresenta seu repertório de sambas tradicionais, batuques, aboios da roça, sambas de caboclo e de roda pelo estado afora. Sobre seu repertório, afirma: “Componho todos os estilos de samba, porque ele faz parte da minha raiz, do meu povo, que sempre gostou dos batuques e dos sambas de roda. Falo da vida, do amor, da alegria, da raça negra, dos meus antepassados".

O Quarta Cultural reúne músicos de formação erudita e popular em apresentações, no horário de almoço, no Conservatório UFMG, que fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro. A entrada é franca.