Extensão

Em sua primeira edição virtual, UFMG Jovem premia 36 trabalhos

Diálogo entre universidade e educação básica foi fortalecido, avalia organização

Proposta de automação para aplicação de vacina bovina venceu na categoria Ensino Médio
Proposta de automação para aplicação de vacina bovina venceu na categoria Ensino Médio Reprodução / YouTube

21ª edição da UFMG Jovem, a primeira realizada em ambiente virtual, terminou nesta sexta-feira, dia 11, com a premiação de 36 trabalhos apresentados por estudantes do ensino médio, do fundamental, da educação infanti e de pós-graduandos e egressos de programas de pós-graduação em mestrados profissionais.

Um dos trabalhos vencedores foi desenvolvido na Escola Estadual Joaquim Saraiva, de Uberlândia (MG). Na categoria Ensino médio, a escola conquistou o primeiro lugar com trabalho de autoria de Rusmar Dueti Monteiro Silva Junior, orientado pelos professores Juliana Silva de Melo e Jeferson Junio Batista Silva. O estudante apresentou o projeto Jeta, método sustentável e inovador de automação para aplicação de vacina bovina. Todos os trabalhos foram avaliados por comissão composta de docentes da educação básica vinculados às redes pública e privada de ensino.

“Foi um tremendo desafio transpor a UFMG Jovem, evento tão marcante para a Universidade e para a educação básica, para o ambiente virtual pela primeira vez. Mas posso considerar que esta edição foi um grande sucesso”, avaliou a coordenadora da 21ª UFMG Jovem e professora do Centro Pedagógico (CP), Ana Cristina Vaz, durante a cerimônia de encerramento e premiação.

Para Ana Cristina, a mobilização das escolas foi um dos destaques da edição virtual, que teve como tema Tecnologias, ciência e criatividade: de casa para o mundo. “Todas as produções foram vencedoras pela qualidade, a mobilização das escolas e o protagonismo dos estudantes em ações de divulgação da ciência”, destacou a professora. Os vídeos dos trabalhos permanecem disponíveis no canal Extensão UFMG no YouTube e no site oficial do evento.

Interação renovada
No desafio O mundo dos meus sonhos, por meio do qual os estudantes expressaram seus desejos de um mundo melhor, três estudantes foram premiados: Clarice Reis (Desenho), Marcelle Catarine (Áudio) e Camily Milla (Texto).

Outra novidade foi a Mostra educação e saúde, realizada em parceria com a Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (Comfic). A mostra reconheceu 20 trabalhos apresentados por professores, estudantes e egressos dos mestrados profissionais em Educação e Docência (Promestre/Linha Ensino de Ciências), da Faculdade de Educação da UFMG, e em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio), da UFMG e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Todos os trabalhos apresentados estão disponíveis no site da UFMG Jovem e nas plataformas digitais dos eventos.

Com Assessoria de Comunicação da Proex