Institucional

Em visita à UFMG, embaixadora da Nova Zelândia inicia conversas sobre futuros acordos bilaterais

Caroline Bilkey, embaixadora da Nova Zelândia no Brasil
Caroline Bilkey, embaixadora da Nova Zelândia no Brasil Foca Lisboa / UFMG

A embaixadora da Nova Zelândia no Brasil, Caroline Bilkey, foi recebida na manhã desta segunda, 10, pelo reitor Jaime Ramírez. Eles conversaram sobre perspectivas de estabelecimento de convênios com universidades neozelandesas que contemplem ações como intercâmbio de estudantes em todos os níveis e em diversas áreas.

“Estamos nos aproximando da América Latina e interessados em fortalecer os vínculos com Minas Gerais e, particularmente, com instituições como a UFMG, que tem excelente reputação”, disse Caroline Bilkey, que há dois anos comanda a representação diplomática neozelandesa em Brasília. “Queremos encorajar estudantes dos dois países a viajarem em intercâmbio. E o próximo passo é promover encontros com dirigentes das nossas universidades.”

Com cerca de 4,5 milhões de habitantes, a Nova Zelândia tem oito universidades, todas, segundo a embaixadora, incluídas entre as 500 maiores do mundo, nos rankings mais importantes. Algumas dessas instituições foram visitadas, em 2014, pelo diretor de Relações Internacionais da UFMG, Fábio Alves.

Caroline Bilkey veio acompanhada da assessora política da embaixada, Jaqueline Gil, e da gerente da Education New Zealand no Brasil, Ana Azevedo. Elas foram recebidas também pela diretora adjunta de Relações Internacionais, Deise Prina Dutra.

A embaixadora anunciou que uma das iniciativas de aproximação com Minas Gerais é a promoção de um festival de cinema neozelandês, de 24 a 30 de agosto, no Cine Belas-Artes, em Belo Horizonte. Serão exibidos nove filmes, com entrada gratuita.