Embaixador do Vietnã visita a UFMG em busca de cooperação acadêmica

A partir da esquerda, Míriam Jorge, Le Tung Son, a deputada Jô Moraes, o embaixador Nguyen Kien e o reitor Jaime Ramírez Foto: Foca Lisboa / UFMG

O reitor Jaime Ramírez recebeu, na manhã de ontem, o embaixador do Vietnã no Brasil, Nguyen Van Kien, que cumpre temporada de visitas a autoridades de governo e instituições mineiras. O diplomata esteve acompanhado da deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG), líder de grupo parlamentar que cuida das relações entre os dois países.

Segundo a diretora adjunta de Relações Internacionais, Míriam Jorge, o interesse do país asiático se concentra no ensino de língua portuguesa para estudantes vietnamitas e na área da medicina (sobretudo transplantes e vacinas). “Eles estão especialmente interessados na produção do recém-criado Centro de Tecnologia em Vacinas e em especialidades que possam contribuir para tratar sequelas remanescentes da Guerra do Vietnã”, disse Míriam Jorge.

Nguyen Van Kien afirmou que tem notícia da diversidade e da qualidade da produção de
conhecimento na UFMG e que é grande o potencial de cooperação entre universidades dos dois países. “Pretendemos enviar nossos pesquisadores em breve para a identificação de interesses em comum”, anunciou o embaixador. Também participou do encontro o secretário da Embaixada do Vietnã, Le Tung Son.

Para a deputada Jô Moraes, é hora de “intensificar parcerias no campo da ciência e tecnologia, uma vez que a interação comercial do Brasil com o Vietnã tem sido satisfatória”. A parlamentar mineira informou que está trabalhando na criação, em diversos estados, de entidades destinadas a incrementar a amizade e a cooperação entre os dois países.