'Encontro marcado': doutoranda da Fale oferece curso gratuito sobre a obra de Fernando Sabino
On-line e autoinstrucional, formação homenageia o autor mineiro no ano em que completaria 100 anos
Em outubro próximo, o escritor Fernando Sabino completaria cem anos. Para comemorar a efeméride, a técnica em assuntos educacionais da UFMG Cristina Souza está oferecendo um curso gratuito, on-line e autoinstrucional, sobre a vida do autor.
Além de servidora do Centro de Educação a Distância (Caed) da UFMG, Cristina é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários (Pós-Lit) da UFMG, onde pesquisa a vida e a obra do autor mineiro, sob a orientação da professora Anna Palma.
Realizado no âmbito da extensão, o curso tem carga horária de 15 horas e está sendo ministrado em parceria com a Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os participantes receberão certificado. As inscrições devem ser feitas por meio deste link.
Segundo a organizadora, o curso apresentará os principais aspectos da vida e obra do escritor, “com destaque para a sua grande contribuição para o contexto da cultura literária e artística brasileira”. Outras informações sobre o curso podem ser obtidas na página da professora na internet.
A professora
Graduada em letras pela própria UFMG, Cristina Gonçalves Ferreira de Souza é mestre em estudos literários na Faculdade de Letras e doutoranda no mesmo programa. É, também, revisora de texto com especialização pela PUC Minas, especialista em mídias na educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e em design instrucional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Como servidora da UFMG, Cristina atua, desde 2011, como assessora pedagógica no Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed).
No mestrado, concluído em 2010, Cristina Gonçalves defendeu a tese Vida e literatura nas cartas de Sabino, Mário e Clarice, em que apresenta um panorama das relações literárias estabelecidas pelos três autores, através de suas correspondências. No doutorado, em curso, Cristina está pesquisando os diálogos que a obra e o acervo de Fernando Sabino estabelecem com a cultura literária de língua inglesa. O autor mineiro viveu por muito tempo, entre outros países, nos Estados Unidos e na Inglaterra, com cujas culturas estabeleceu fortes relações.