Arte e Cultura

Encontro na UFMG recebe o escritor e jornalista Carlos Herculano Lopes

Atividade inaugura projeto ‘Encontro Marcado’, que vai promover uma série de encontros literários na Universidade

Carlos Herculano Lopes é o primeiro convidado do Encontro Marcado
Carlos Herculano Lopes é o primeiro convidado do 'Encontro Marcado'Divulgação

O jornalista, romancista, contista e cronista brasileiro Carlos Herculano Lopes é o palestrante convidado da primeira edição do Encontro Marcado, projeto que vai promover uma série de encontros literários na UFMG.

A abertura será nesta sexta-feira, 9, no Espaço Museológico do Acervo de Escritores Mineiros, que fica no 3° andar da Biblioteca Central da UFMG, campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627).

O mineiro Carlos Herculano Lopes começou a escrever ainda criança, e já tem 13 livros publicados. Ele nasceu no Vale do Rio Doce e, aos 11 anos, mudou-se para Belo Horizonte. Aos 24, estreou na literatura com a obra Sol nas Paredes. Ao longo de sua carreira, recebeu inúmeros prêmios literários e teve quatro de suas obras adaptadas para o cinema. Também foi repórter e cronista, e fez carreira no jornal Estado de Minas.

No programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, Carlos Herculano Lopes falou sobre sua participação no evento e também sobre sua obra, influências e sua trajetória na literatura. A entrevista foi ao ar na edição desta sexta-feira.

Ouça a conversa com Hugo Rafael

A participação no evento é gratuita, sem a necessidade de inscrição. O Encontro Marcado é organizado pelo Centro de Estudos Literários e Culturais (Celc), em parceria com o Acervo de Escritores Mineiros da UFMG, com a Faculdade de Letras e com o Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG. 

Produção de Maitê Louzada e Gabriela Sorice, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória