Extensão

Enfermagem recolhe brinquedos para projeto de assistência lúdica

Campanha beneficia trabalho desenvolvido na pediatria do Hospital Odilon Behrens

Integrantes do projeto Brincar Terapêutica em visita ao Hospital
Integrantes do projeto Brincar Terapêutico em visita ao Hospital Odilon BehrensRaíssa César / Brincar Terapêutico

Brincadeiras, desenhos, pinturas, leituras infantis e teatro são atividades que devem estar presentes em todas as fases do crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente, mesmo em períodos de hospitalização. Desde 2009, integrantes do projeto de extensão Brincar terapêutico, da Escola de Enfermagem, visitam a pediatria do Hospital Municipal Odilon Behrens, em Belo Horizonte, para prestar assistência lúdica aos pacientes internados. 

Para dar seguimento às atividades, a Escola de Enfermagem promove, até o dia 13, uma campanha de arrecadação. Brinquedos, jogos novos ou usados, livros infantis e materiais de papelaria, como papel, lápis, borracha, apontador, lápis de cor e canetinhas, podem ser levados até o segundo andar da Escola de Enfermagem, no campus Saúde, e depositados em uma caixa instalada próxima ao elevador. 

A professora Bruna Figueiredo Manzo, que coordena a equipe que atua no Odilon Behrens, destaca a importância das visitas lúdicas para o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo da criança. Elas também ajudam a minimizar o estresse, a ansiedade e o desconforto gerados pela internação. "São atividades que contribuem para a socialização das crianças e melhoram a interação entre elas, suas famílias e os profissionais da equipe de saúde", resume. 

 A Escola de Enfermagem fica na Avenida Professor Alfredo Balena, 190, Centro. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone 3409-9883. 

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem