Ensino

Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Escola que inclui surdos em Taguatinga, no Distrito Federal
Escola que inclui surdos em Taguatinga, no Distrito Federal João Neto / ACS-MEC – Creative Commons - CC BY 3.0

O 1º Congresso Mineiro de Educação Especial e Inclusão Escolar, que será realizado de 13 a 15 de setembro, na Faculdade de Educação (FaE), vai aprofundar reflexões sobre processos educacionais e práticas pedagógicas que contribuem para tornar a escola acessível a crianças e jovens com deficiências e necessidades especiais.

Há 250 vagas para participação de ouvintes, e os interessados podem se inscrever até 8 de setembro, na página da Fundep. Pessoas com necessidades especiais devem informar, previamente, que tipo de apoio necessitam.

Um dos temas do encontro é a inclusão de alunos com deficiências, como o autismo, e as altas habilidades, ou superdotação, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, por meio do diálogo e de articulação com projetos de professores, técnicos e estudantes, nos diversos campos de conhecimento.

O congresso é promovido pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (Geine). A professora Regina Célia Campos, coordenadora do grupo, enfatiza a importância de eventos dessa natureza para a divulgação e o debate de pesquisas que promovam acessibilidade e inclusão escolar: “Minas Gerais ainda é um estado carente nesse tipo de discussão”, afirma.

A programação está disponível no site do Geine. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-6368 e pelo e-mail geine.ufmg@gmail.com.

Informações sobre valores estão disponíveis no site da Fundep.