Equipe Baja da UFMG busca bicampeonato em competição regional

ghjgfhfgh

Facebook Baja UFMG

Nos dias 19 e 20 de agosto, a Equipe Baja UFMG vai competir com 33 carros off-road construídos por estudantes de engenharia de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, em busca da segunda vitória consecutiva na Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sudeste, que ocorre na Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP).

Nesta edição, a etapa inscreveu 34 equipes – 14 de São Paulo, 10 de Minas Gerais, oito do Rio de Janeiro e duas do Espírito Santo – que somam cerca de 660 estudantes. Os grupos terão de submeter os carros a provas estáticas e dinâmicas, supervisionadas por juízes, todos engenheiros da indústria da mobilidade.

Além da etapa Sudeste, a Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil) realiza mais duas competições regionais, que são preparatórias para a competição nacional: a etapa Nordeste, de 4 a 6 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari, na Bahia, e a etapa Sul, de 17 a 19 de novembro, na Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. A competição nacional é realizada anualmente no primeiro semestre, em São José dos Campos, e conta com cerca de 70 equipes.

Programação
As provas terão início no dia 19 de agosto, das 8h às 18h, com as apresentações teóricas dos projetos e as avaliações de segurança, motor, conforto e frenagem. Das 13h às 18h, os veículos também enfrentarão as provas dinâmicas, que avaliarão suspensão, capacidade de tração e dirigibilidade.

No dia 20, a partir das 10h, ocorrerá a prova mais esperada da competição, o enduro de resistência, que é realizado em terreno acidentado ao longo de três horas. Com exceção das apresentações orais, a programação é aberta ao público.

A equipe Baja UFMG foi a vencedora da competição regional no ano passado, disputada por 29 equipes entre 30 inscritas. Em segundo lugar ficou a equipe EESC-USP, da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, seguida pela equipe Poli Atlas, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Carros
Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m e 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.