Extensão

Equipe Baja UFMG é tetracampeã em competição regional

Equipe é responsável por todas as etapas de construção do veículo
Equipe é responsável por todas as etapas de construção do veículo Equipe Baja UFMG

Neste fim de semana, a equipe Baja UFMG conquistou o tetracampeonato na competição Baja SAE Brasil – Etapa Sudeste, realizada na Escola de Engenharia de Piracicaba (São Paulo). Obteve também os primeiros lugares nas categorias Apresentação de projetos e Conforto e no enduro, a prova de maior peso na disputa. O objetivo é propor a construção, por estudantes, de veículo de competição off-road capaz de superar obstáculos.

Participaram dessa edição 34 equipes de universidades de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que somaram cerca de 660 estudantes.

A equipe Baja UFMG competiu com um carro monoposto, ou seja, veículo no qual cabe apenas uma pessoa. Atualmente orientada pelo professor Fabrício Pujatti, coordenador do curso de Engenharia Mecânica, a equipe conta com 30 alunos dos cursos de graduação das engenharias Mecânica, de Produção, de Controle e Automação, Elétrica, de Sistemas e Aeroespacial.

De acordo com o estudante Nathan de Azevedo Milagres, do 5º período de Engenharia Mecânica, a participação na equipe Baja UFMG é importante para desenvolver capacidades, como elaboração de projetos, análise estrutural e trabalho em equipe.

Ainda neste ano, a Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil) realiza mais duas competições regionais, que são preparatórias para a competição nacional: a etapa Nordeste, de 4 a 6 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari (Bahia), e a etapa Sul, de 17 a 19 de novembro, na Universidade de Passo Fundo (Rio Grande do Sul). A competição nacional é realizada anualmente no primeiro semestre, em São José dos Campos, e conta com cerca de 70 equipes.

Equipe é formada por 30 estudantes de seis cursos da área de engenharia
Equipe é formada por 30 estudantes de seis cursos da área de engenharia Equipe Baja UFMG