Equipe da UFMG é premiada na 17ª edição da Fórmula SAE Brasil

Competição envolve todas as fases de criação de um protótipo de carro

Equipe Fórmula Tesla em edição anterior da Fórmula SAE Brasil
Equipe Fórmula Tesla em edição anterior da Fórmula SAE Brasil Arquivo pessoal

A Equipe Fórmula Tesla, formada por estudantes de graduação da UFMG que competem na categoria veículos elétricos da Fórmula SAE Brasil, venceu a prova de design da última edição nacional da competição. A Fórmula SAE Brasil reúne, todos os anos, milhares de estudantes de engenharia em uma disputa que envolve a construção de um protótipo tipo Fórmula, incluindo a etapa de planejamento, a concepção e validação do projeto e o desempenho do carro na pista.

Nesta 17ª edição, a equipe da UFMG também se destacou nas áreas de eletrônica e sistema trativo, categorias em que obteve altas pontuações durante as avaliações. Segundo Luiza Araújo Martins, estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFMG e membro da equipe, a competição é uma oportunidade para que os estudantes de engenharia apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de possibilitar a interação com todos os campos da engenharia.

“Além da aplicação das teorias que aprendemos na faculdade, a equipe Fórmula Tesla nos propicia a vivência do trabalho em equipe. Assim, desenvolvemos a habilidade de comunicação e a rotina e o método de trabalho, o que acaba nos preparando para o mercado de engenharia e nos ajuda a criar uma rede de contatos, visto que conhecemos estudantes e engenheiros do Brasil todo”, conta.

Luiza: competição é oportunidade para aplicar conhecimento aprendido na sala de aula
Luiza: oportunidade para aplicar conhecimento aprendido na sala de aula Arquivo pessoal

A estudante acrescenta que o bom desempenho nesta edição pode ser atribuído à decisão da equipe de desenvolver a maioria das tecnologias usadas no protótipo, como os sistemas embarcados e a montagem de packs de bateria e peças mecânicas. “Construímos o carro do zero, desde a concepção do projeto e o desenho dos chassis até o desenvolvimento de todas as peças mecânicas e eletrônicas. Também testamos e validamos todos os projetos, com o objetivo de atingir a melhor performance nas provas dinâmicas de aceleração e comportamento em curvas, entre outros quesitos”, explica.

A categoria de design da competição vencida pela equipe da UFMG visa mensurar o esforço de engenharia aplicado ao projeto. Os avaliadores pontuam a concepção do projeto do carro, as metodologias aplicadas, as escolhas dos componentes e os custos de produção. A categoria abarca diversos processos da confecção do protótipo.

Fórmula Tesla e Fórmula SAE Brasil
A equipe da UFMG foi criada em 2016 e participou de sua primeira competição já no ano seguinte. A equipe conta com cerca de 40 membros, estudantes de todos os cursos de engenharia da Universidade. Os trabalhos são orientados pelo professor Braz Cardoso, do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia da UFMG.

A competição Fórmula SAE Brasil é anual e teve sua primeira edição em 2004. Todos os anos, mais de 1 mil estudantes participam, e as equipes mais bem classificadas ganham o direito de representar o Brasil em competições internacionais nos Estados Unidos.

Luana Macieira