Pesquisa e Inovação

Equipe do ICB cria método barato e rápido para diagnóstico de leucemia

Seis patentes foram depositadas

Mariana Vieira: desenvolvimento do método partiu do isolamento de pequenos RNAs
Mariana Vieira: desenvolvimento do método partiu do isolamento de pequenos RNAs Foca Lisboa / UFMG

A leucemia linfocítica crônica (LLC) é o tipo de câncer sanguíneo mais comum em adultos a partir de 50 anos de idade. De causa ainda desconhecida, a doença tem como alerta inicial o aumento dos linfócitos (células de defesa) no sangue, acusado por meio de hemograma simples. 

“Esse é o sinal que normalmente demanda investigação clínica”, afirma Mariana Sousa Vieira, doutoranda em Bioquímica e Imunologia no ICB. Ela integra equipe liderada pelo professor Rodrigo Resende, que se dedica, entre outras tarefas, à pesquisa sobre imunologia antitumoral e identificação de biomarcadores (proteínas, genes e moléculas) indicativos de diferentes doenças, inclusive o câncer. 

Ao longo dos últimos três anos, o grupo do ICB desenvolveu kits de diagnósticos que têm como vantagens, em relação ao método convencional, a possibilidade de distinguir esse tipo de leucemia e outras doenças hematológicas e disponibilizar o resultado em apenas duas horas. 

O desenvolvimento do método partiu do isolamento de pequenos RNAs, ácidos ribonucleicos responsáveis pela síntese de proteína no interior das células, presentes no sangue de pacientes já diagnosticados com a LLC. “O objetivo foi identificar possíveis biomarcadores. A partir do sequenciamento desses RNAs, conseguimos discriminar aqueles exclusivos de indivíduos com LLC”, detalha Mariana Vieira.

O trabalho do grupo foi abordado em matéria publicada na edição 2.089 do Boletim UFMG.